terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mercados municipais são ótimos para conhecer a cultura brasileira

Há tempos eles deixaram de ser locais voltados apenas para as compras. Com tanta variedade de produtos regionais, os mercados municipais tornaram-se ponto de encontro entre turistas e moradores das cidades. Não é à toa que a recomendação mais frequente, quando se visita localidades como Belém ou Recife, é a de visitar esses centros, onde é possível entender um pouco da cultura e dos costumes locais. Com oferta de roupas, artesanatos e muita comida, essas fundações carregam ainda tradição e história.

Considerado tão importante para a cidade quanto o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um marco do desenvolvimento econômico de Manaus. Segundo a diretora de Operações do Manaus Cult, Grace Benayon, o centro foi fundado para atender as necessidades da população. "O Adolpho Lisboa foi construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, em estilo art noveau e foi oficialmente inaugurado em 1882", informa.

Considerada uma réplica do extinto mercado Les Halles Centrales, de Paris, a construção possui um pavilhão central em alvenaria ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado com pórtico de ferro rendilhado. De acordo com Grace, em 1906, o mercado foi arrendado para a empresa inglesa Manáos Markets, responsável pela construção das principais fachadas da Rua dos Barés e pelos dois pavilhões destinados à venda de carnes e peixes. O contrato foi rescindido em 1934 e o mercado voltou à administração municipal. "Ele funciona até hoje como um centro de comercialização de produtos regionais", descreve.

Na mesma região do país, o famoso Mercado Municipal Ver-o-Peso é um ícone de Belém, capital paraense. De acordo com o historiador da Parátur, Paulo Almada, o nome do centro surgiu no século 17, antes mesmo de sua construção, em referência ao ato de medir o peso dos alimentos comercializados na área. Atualmente, o mercado é um complexo em que é possível encontrar de tudo um pouco. "Existem as feiras do açaí, do peixe, da carne e dos artigos típicos, além da oferta de mercadorias no entorno", descreve.

Mistura
Como quase tudo na capital federal, o Mercado Municipal de Brasília, encravado na W3 Sul, é também uma obra planejada e totalmente integrada à proposta da cidade. Enquanto nos outros estados, os monumentos tiveram seus costumes desenvolvidos com o passar do tempo, o brasiliense foi criado trazendo um pouco dessas tradições para cá. De acordo com o jornalista do Correio Severino Francisco, autor do texto sobre o estabelecimento no livro Mercados de ferro, o interessante desse local é justamente a capacidade que ele teve em passar a fazer parte de forma harmoniosa no contexto moderno da cidade, ressaltando sempre a tradição de outros lugares.

Fonte: Correio Brasiliense

Um comentário:

  1. Além dos citados mercados, posso mencionar também o Mercado Municipal de São Paulo, um dos modelos a ser copiado, e o de Aracaju, onde estive recentemente. Este último condiz perfeitamente com a capital de Sergipe, uma cidade organizada, limpa, sem misérias aparentes, a começar pela ausência de pedintes nas esquinas das ruas e nos semáforos. Nós, maranhenses, quando visitamos tais locais, sentimo-nos humilhados, já que é inevitável a comparação que fazemos com nossa cidade e com seus mercados, se assim podemos chamar aqueles ambientes sujos, fétidos e totalmente abandonados pelas autoridades. Que Deus se compadeça de nossa histórica capital que vai completar quatrocentos anos.

    ResponderExcluir