quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Não jogue bitucas de cigarro no chão

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, existem 1,2 bilhões de fumantes no planeta. Destes, quase 100% acabam vacilando e jogando a bituca, bagana, ou seja, aquela sobra do cigarro no chão. O programa da Rede Globo, Mais Você, com Ana Maria Braga, desta terça-feira (22), abordou o tema e alertou sobre a bituca, que é lixo tóxico e leva cinco anos para se decompor.

Segundo o programa se cada fumante trague 10 cigarros por dia, o somatório vai ser 12,3 bilhões de pontas de cigarros descartadas, diariamente nas praças, ruas, rios, praias, campos e córregos da terra. Isso em apenas um dia, sendo que tem pessoas que fumam muito mais que isso. Mas, seguindo a mesma linha de raciocínio dos 10 cigarros por dia, fazendo a soma por ano, são cerca de 4,5 trilhões de bitucas, poluindo o meio ambiente e prejudicando as outras pessoas não fumantes.

De acordo com a reportagem, na cidade de São Paulo a maioria das pessoas jogam suas baganas no chão e não têm a menor ideia do quanto estão poluindo o planeta.

Aqui em São Luís não poderia ser diferente. Se fizermos um pequeno tour pelos mais diversos cantos da cidade se observará a abundância nada agradável destas famigeradas baganas. Devido à grande quantidade, jogadas em todos os cantos, o que entupimento nos ralos de esgotos e bueiros, causando transtornos incalculaveis, além de poluir o ambiente. A maior parte dos fumantes não tem a consciência e cuidado de onde vão jogar as suas sobras. Na Califórnia/EUA, quem joga bituca no chão pode ser multado em até $ 1.000, ou seja, quase R$ 2.000.

Aqui no Brasil, precisamos de leis mais rigorosas que proíbam a jogadas desse lixo tão nociva a vida do planeta. Pra quem acha que é uma simples pontinha de cigarro, se engana, pois muitas queimadas, que ocorrem nas proximidades das rodovias são provocadas por motorista que jogam suas sobras de cigarros pelas janelas de seus veículos sem se importar com as consequências de seus atos.

Dados do Ministério da Saúde mostram que nos últimos cinco anos muita gente parou de fumar: a porcentagem de fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Mesmo assim, o número absoluto é alto: são mais de 28 milhões e meio de brasileiros que não largam o vício. Ainda, segundo o Ministério, estimam-se 200 mil mortes por ano decorrentes do tabagismo, e outras tantas, sofrem as consequências do uso do cigarro em leitos de hospitais, acarretando altas cifras para os cofres públicos pagar.

A OMS alerta, que o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo. Portanto, já é hora do Brasil acabar com o cigarro, impondo uma carga maior de impostos ou até mesmo, sobretaxando eese produto que tanto mal provoca à humanidade.

Faça parte da campanha “Brasil sem cigarro” e vença esse vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário