segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Reuso de água



Atualmente, ouvimos muito falar em meio ambiente, desenvolvimento sustentável, uso racional e reuso. E é justamente diante desse dilema e de um tema de suma importância em que a sociedade atualmente vive pautada e que merece bastante atenção, que iniciamos nossa breve análise. Essa preocupação ocorre devido à escassez atual dos recursos naturais, seus usos desordenados e de certa maneira irracionais.

Assim, faz-se necessário abordar sobre o reuso de água que de forma bem simplista podemos conceituá-lo como sendo um processo pelo qual a água após tratada é reutilizada para outros fins, ou seja, a mesma uma vez poluída passará por um processo minucioso de tratamento, onde a sua qualidade, os seus usos e o objeto específico do reuso, estão condicionados ao nível de tratamento recomendado de acordo com cada processo.

É muito importante enfatizar que as reservas de água existentes no planeta não podem ter sua capacidade ampliada, entretanto existem medidas que podem ser colocadas em prática, com o objetivo de conservá-la.
Assim, observamos inúmeras ações que estão sendo praticadas em vários países e que constituem-se na racionalização do consumo e conseqüentemente em evitar o uso abusivo, ou seja, o chamado desperdício, bem como a reciclagem dos efluentes e algumas medidas de cunho preventivo.

O reuso de água já é adotado em muitos estados do Brasil e no mundo, como também em várias empresas, instituições públicas e privadas, com o intuito de cooperar no processo de minimização do problema do enfrentamento da demanda e oferta da água.

Pensando no âmbito da cidade de São Luís, observamos que quando se trata da água, em especial do processo de reuso, essa prática ainda se encontra bastante incipiente, uma vez que após realizarmos uma pesquisa de campo, podemos citar como exemplo o caso das lavanderias existentes na cidade, que em sua grande maioria, possuem o sistema de tratamento de efluentes, no entanto ainda não reutilizam toda a água necessária no processo de lavagem de roupas. Entretanto, cabe ressaltar que esse tipo de empresa são grandes consumidoras de água e que a não adoção de medidas sustentáveis, contribuirá negativamente em prejuízos às gerações futuras.

O reuso da água é um procedimento dito ecologicamente correto, à medida que contribui de sobremaneira para a diminuição do consumo do recurso hídrico em ritmo acelerado. Essa prática, também auxilia nos menores volumes de efluentes gerados, implicando diretamente, na amenização dos impactos ambientais.

Cabe ainda enfatizar que a adoção de políticas ambientais apropriadas, dentro da qual se encontra um Sistema de Gestão da Água, deve ser cada vez mais uma postura adotada pelas organizações, onde deve existir uma especial atenção ao uso e consumo da água.

Também cabe ressaltar que a própria população detém papel fundamental, no sentido de contribuir com o meio ambiente, através da conscientização e sensibilização, permeando até mesmo dentro do seu próprio ambiente familiar, atitudes sustentáveis, atuando como agente cooperativo no processo de desenvolvimento de princípios ditos ecologicamente corretos.

Por: Giselle Vasconcelos - Técnica em Qualidade da SETUR / Especialista em Docência do Ensino Superior/ Professora da Universidade Federal do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário