sábado, 17 de dezembro de 2011

Morre Joãosinho Trinta, aos 78 anos


O carnavalesco Joãosinho Trinta. 78 anos, morreu na manhã deste sábado, às 9h55, no UDI Hospital. As causas da morte foram infecção urinária e pneumonia. Ele estava internado desde o dia 3 de dezembro, mas seu estado piorou desde sexta-feira à tarde e respirava com ajuda de aparelhos.

O carnavalesco é reconhecido mundialmente por revolucionar os desfiles do Carnaval. Maranhense, nascido no dia 23 de novembro de 1933, ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1951, aos 18 anos de idade.

Segundo o assessor de imprensa de Joãosinho, o sepultamento deve ocorrer às 10h da segunda-feira.

A carreira
João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trintax, nasceu em São Luís, em 23 de novembro de 1933. Trabalhou como escriturário na capital maranhense até se mudar para o Rio de Janeiro, em 1951, onde fez dança clássica no Teatro Municipal e montou peças como “O Guarani”, de Carlos Gomes, e “Aida”, de Giuseppe Verdi.

Ele começou a carreira de carnavalesco no Salgueiro, como assistente de Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues. Joãosinho foi campeão em 1965, 1969 e 1971. Dois anos depois, em 1973, ele assume como carnavalesco da escola de samba e fez parceria com a artista plástica Maria Augusta. Com o enredo “Eneida: amor e fantasia” eles conquistaram o terceiro lugar no carnaval do Rio de Janeiro.

Afastado do Carnaval desde 2004, em razão de um derrame, Joãosinho apareceu na Marquês de Sapucaí em um carrinho motorizado junto a outros cadeirantes no desfile da Vila Isabel, escola campeã daquele ano (Foto: Dida Sampaio/AE)Joãosinho em 2006, afastado do Carnaval havia
dois anos em razão de um derrame, apareceu na

No ano seguinte, em 1974, ele iniciou carreira solo e faturou o título daquele ano pelo Salgueiro, com o enredo "O Rei de França na Ilha da Assombração". A segunda conquista aconteceu em 1975 com o trabalho "O Segredo das minas do Rei Salomão."

Joãosinho Trinta saiu do Salgueiro após problemas com a diretoria da escola de samba e seguiu para a Beija-Flor, onde teve uma carreira de sucesso e de títulos com o parceiro figurinista Viriato Ferreira.

Com ousadia e enredos luxuosos, Joãosinho Trinta passou a ser chamado de gênio e reinou no Rio de Janeiro conquistando os títulos do carnaval de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Ele ainda teve destaque com dois trabalhos carnavalescos que ficaram com a segunda colocação, em 1986 e em 1989.

A Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis prepara uma homenagem para Joãosinho no Carnaval de 2012 com o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão". A escola tinha a intenção de levar o carnavalesco novamente para a passarela. Foram 17 anos de parceria entre Joãosinho e a Beija-Flor, de onde ele saiu para transferir-se para a Grande Rio, em 2000. A Grande Rio, no entanto, o demitiu em 2004 após o carnavalesco ter levado carros alegóricos com imagens do Kama Sutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário