quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projeto da UFMA busca expandir oferta turística local


O projeto “Redescobrindo Novos Roteiros Turísticos” em São Luís constitui o Projeto de Extensão Espaço Integrado do Turismo - ESINT, do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, e vem sendo desenvolvido desde julho de 2010. A ideia pretende lançar mão do olhar da comunidade local visando desenvolver as diversas opções turísticas existentes em São Luís, estimulando a conservação e a valorização do patrimônio material e imaterial existente na capital maranhense.

A intenção do projeto é fazer com que alunos do Curso de Turismo da UFMA identifiquem novas opções de oferta de produtos turísticos de forma inclusiva, gerando desenvolvimento social e econômico local, sem prejuízo para os atrativos, com inserção das comunidades na atividade turística, de forma direta ou indireta.

Contando com o apoio do Sindicato dos Guias do Maranhão, foram elaborados seis potenciais roteiros turísticos em São Luís, quatro dos quais dispondo de potencial para exploração pelo mercado local: Roteiro Diversidade Cultural Maranhense, Roteiro Lendas Ludovicenses, Roteiro Riqueza Cultural Afro-maranhense e Roteiro Caminho dos Azulejos, todos eles encaixados na modalidade do turismo de experiência, já implantada em outros locais do Brasil, visando a integração do turista ou visitante ao local a ser conhecido. Dessa forma, o turista não apenas observa e faz registros fotográficos, mas, interage com o espaço que visita, relacionando-se com as pessoas que ali convivem, participando do seu cotidiano.

O Roteiro Diversidade Cultural Maranhense foi exercitado com a presença de representantes das secretarias de Turismo do Estado e do Município, Sindicato dos Guias do Maranhão e de estudantes do curso de Turismo da UFMA.

No passeio pelo Centro de São Luís, o roteiro revelou a presença novos potenciais pontos turísticos passíveis de visitação, associados a outros locais já conhecidos, o que conferiu novidade à proposta acadêmica que, dessa forma, une teoria e prática, com desenvolvimento de extensão universitária, o que se constitui numa importante iniciativa para o estímulo ao turismo local. Dentre os locais visitados, destaca-se a Casa de Nagô, tradicional terreiro de culto afro-maranhense, que se destaca pela prática do Tambor de Mina, religiosidade de matriz africana presente e forte no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário