terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sem acordo com empresas, aeroviários mantêm ameaça de greve

DA REUTERS, EM BRASÍLIA

A reunião de conciliação do TST (Tribunal Superior do Trabalho) desta segunda-feira com representantes das empresas aéreas e funcionários terminou sem acordo.

Assim, os aeroviários e aeronautas mantêm a ameaça de iniciar uma greve a partir das 23h de 22 de dezembro, informou a assessoria de imprensa do TST.

Os sindicatos se comprometeram a manter 20% da categoria trabalhando durante a greve, segundo o twitter oficial do TST. Ainda segundo o tribunal, os funcionários das aéreas reivindicam reajuste de 10%.

A ministra do TST Dora Maria da Costa foi eleita relatora do dissídio dos aeroviários e aeronautas.

Os trabalhadores pedem reajustes de até 14%, mas as empresas oferecem apenas 3%. O impasse se arrasta a semanas e rachou o movimento sindical. Os sindicatos ligados à CUT e aqueles ligados à Força Sindical não sentam na mesma mesa para negociar com o Snea, o sindicato das empresas aéreas.

A CUT se dizia mais propensa a entrar em greve, enquanto os sindicatos ligados à Força Sindical apelaram ao Ministério Público do Trabalho com um pedido de conciliação.

Com a entrada do processo no TST, a Justiça é quem vai decidir os valores do reajuste salarial das categorias. Como não houve consenso no tribunal, a decisão deve ir a julgamento.

Fonte: Diário do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário