terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Novo risco é o COMBUSTÍVEL

Pela manhã, as equipes de resgate suspenderam os trabalhos de busca dos 16 passageiros ainda desaparecidos depois do naufrágio do ‘Costa Concórdia’. O mau tempo que predominou nesta segunda feira provocou esta mudança no panorama. O navio começou a deslizar da posição onde estava em frente à ilha de Giglio, segundo fontes de um dos submarinos que trabalhavam próximos ao navio, citadas pelo jornal italiano ‘La República’.

À tarde, melhorando o tempo e cessando a chuva, os trabalhos de busca puderam ser reiniciados parcialmente.

O deslocamento foi de dez metros e o aumento de óleo na água durante as ultimas horas também provocou a evacuação dos mergulhadores. O temor agora é que o ‘Costa Concórdia’ caia na fossa próxima que tem 37 metros de profundidade e onde ficaria totalmente submerso, encerrando definitivamente as esperanças de resgatar ainda algum dos desaparecidos com vida.

Com 2,3 mil toneladas de combustível a bordo, por ora ainda não houve o derramamento do ólego, mas o ministério do Meio Ambiente da Itália advertiu que existe um ‘risco altíssimo. O combustível pode se dispersar no mar, contaminando a costa, prejudicando a fauna marinha e a alimentação dos pássaros, afirmou Corrado Clini. O ministro italiano admitiu que esta passou a ser a grande e nova preocupação, ainda mais se ocorrerem mudanças meteorológicas na região, com alterações no fluxo das correntes e impacto tanto na ilha de Giglio, como no arquipélago e costa próximas. ‘Temos que evitar que nosso patrimônio seja colocado em perigo’, afirmou o político.

O presidente da Costa Cruceros, Pierluigi Foschi, embora afirme que a empresa vai prestar toda assistência legal ao comandante do barco, que continua detido, voltou a admitir que ‘não podemos negar o erro humano em este trágico acidente’, considerando a situação do capitação Francesco Schenttino. A acusação de que o comandante modificou a rota por vontade voluntária e contrária às regras de comportamento continua presente nas declarações do comando da empresa, ao mesmo tempo em que existem palavras de elogio para o restante da tripulação.

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