sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Reportagem do Cazombando flagra depósito de entulho a céu aberto na Rua Portugal


Tudo bem que a administração municipal não tem medido esforços para fazer do Centro Histórico de São Luís um lugar aprazível. Já foram feitos vários serviços urbanísticos, culturais, funcionais e sociais no local, entre eles: as atividades de lavagem em alta pressão (hidrotérmica) de praças, ruas, escadarias e monumentos do Centro Histórico da capital. Além disso, outras ações foram garantidas pela Prefeitura, como obras sociais e assistenciais, iluminação artística de monumentos, apresentações culturais, limpeza nas vias, disponibilização de lixeira e agentes de limpeza fixos nas 24 ruas do circuito e estas melhorias se fazem notar.

A Prefeitura também vai fiscalizar, com mais veemência, o cumprimento da Portaria n° 003/08 da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que veta o tráfego de veículos nas praias da cidade, com exceção dos veículos que prestam serviços públicos (atividades de limpeza e conservação das praias, patrulhas policiais e corpo de bombeiros). Na prática, porém, a portaria tem sido desrespeitada, causando danos às ruas e aos imóveis integrantes do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade. A SMTT se comprometeu em recolocar as correntes que antes interditavam os pontos de tráfego proibido no Centro Histórico, com a promessa também de enviar pessoal especializado para o controlar o acesso de veículos nos locais.

Não há dúvidas que já houve uma melhora significativa no Centro Histórico, principalmente, no que tange à limpeza. O aumento no recolhimento do lixo e ações de sensibilização tem surtido efeito no ambiente. Atualmente, muitos locais do Centro Histórico estão livres do forte odor de urina, fezes, resto de lixo doméstico, chicletes e quaisquer tipos de ação do tempo, como lodo, manchas, ferrugem e outros.

Apesar das ações municipais visando à preservação do Centro Histórico, alguns problemas sociais ainda são facilmente identificados. A reportagem do Blog Cazombando, flagrou na manhã de ontem (19, quinta-feira), uma cena terrível, bem no centro da cidade. A localização é na esquina da Rua Portugal (Praia Grande). Pois é, alguém resolveu fazer reformas e despejou um monte de entulho no local e deixou a mostra uma montanha de lixo. Quem passa vê a sujeira, a falta de respeito. Uma irresponsabilidade e uma péssima impressão nos turistas e visitantes daquelas artérias.

Entramos em contato com o secretário de Turismo, Liviomar Macatrão, que disse que embora não seja responsabilidade da Prefeitura o recolhimento de entulhos, ele iria acionar a Blitz Urbana para tomar as devidas providências, e assim foi feito. No final da tarde, recebemos um telefonema do Secretário que nos disse que a Blitz Urbana esteve no local e constatou a denúncia feita por este Blog e na manhã de hoje vai notificar a empresa responsável pela sujeira, esta deverá retirar o entulho num prazo de três dias, sob pena de multa.

Urge a colaboração da comunidade para preservar o ambiente limpo e obedecer aos horários de coleta. Ainda tem muito a ser feito, mas já é um início.

Leia mais sobre o assunto no site do Jornal Cazumbá.

2 comentários:

  1. Pelo que acabo de ler, está havendo alguma melhora no trato com o centro histórico da cidade. Mas, pelo que penso a respeito, muita coisa além do que foi citado, deverá ser levado a efeito. Os responsáveis pelo desmando mostrado em foto deveriam ser severamente punidos com multas pesadas e outros recursos legais. A insebilidade e ignorância de pessoas desse naipe tem de ser banida urgentemente. Há a necessidade de promover-se bem feitas (bem feitas, mesmo!) campanhas para sensibilizar a população sobre a responsabilidade que cada cidadão tem de ter para manter o melhor possível nosso patrimônio urbanístico e cultural. Só assim poderemos recomendar aos amigos e conhecidos visitarem São Luís, sem o risco de passarmos vexame.

    ResponderExcluir
  2. Corremos o risco de comemorar o aniversário de São somente daqui a 400 anos.

    ResponderExcluir