quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Crescer com o turismo

Por Moreira Franco*

Com o término do carnaval já é possível à indústria do turismo fazer o balanço da movimentação nessa temporada de verão no Estado do Rio de Janeiro. Mesmo com as chuvas, que se intensificaram no começo de 2012, os municípios fluminenses conseguiram atrair milhões de visitantes que incrementaram o mercado, sejam eles direcionados para a capital, as cidades litorâneas ou na serra.

Os números que sustentam esse segmento da economia permitem-nos alcançar um trânsito de quase 3 milhões de turistas até o próximo mês de março. O fluxo maior é de brasileiros – 2,2 milhões –, e o de estrangeiros se aproxima de 750 mil. Como cada turista tem gasto médio diário de US$ 300, o volume de dinheiro que circula no período chega a US$ 2,2 bilhões.

Isso reforça ainda mais a necessidade de acompanhamento do setor para que cresça e se desenvolva a cada ano. Porém, para que se possa alcançar resultados cada vez maiores é preciso estar atento a cada elo da rede turística fluminense. Saber como a rede hoteleira está se comportando com o aumento do fluxo de visitantes, ou até mesmo os bares e restaurantes, é crucial para que possamos assegurar que o turista retorne satisfeito e resolva voltar mais vezes e, ainda, que propague esse atendimento a outros visitantes.

A chamada “propaganda boca a boca” tem a capacidade de atrair mais turistas em outros períodos do ano. Mesmo que a procura ocorra na alta temporada, há instrumentos que podem garantir o equilíbrio da movimentação em outras ocasiões, como, por exemplo, em períodos de férias escolares, nas convenções ou feiras.

Pelos menos seis grandes eventos que vão ocorrer nos próximos prometem um aquecimento no mercado do turismo. Alguns terão impacto imediato no município do Rio, como a Rio+20, que acontece no meio do ano. Mas é possível prever que mesmo a Copa do Mundo Fifa 2014 ou as Olimpíadas Rio 2016 vão atrair turistas que terão interesse em conhecer outras cidades do Estado do Rio.

Outro ingrediente deve ser levado em conta: a publicidade que o Rio de Janeiro ganhará com os eventos com certeza irá despertar o interesse, especialmente, dos turistas estrangeiros, que poderão injetar mais dinheiro na economia local. Por sua vez, isso vai possibilitar ganhos indiretos aos fornecedores de produtos para hotéis e pousadas, indústria de alimentos e bebidas ou indústria de entretenimento.

Esse impacto no aumento da produção levará ao incremento da oferta de postos de trabalho. Assim, o trabalhador que enxergar a movimentação colherá os benefícios daquilo que projeta o mercado. Mas um importante conselho deve ser dado: é preciso que os candidatos estejam qualificados para que ocupem as melhores vagas, ou seja, aquelas com os maiores salários.

*Moreira Franco é ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República

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