quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O mercado de cruzeiros no Brasil tem ainda um grande potencial


Por Thiago K. Vasconcelos*

Apesar do crescimento significativo do mercado de cruzeiros no Brasil registrado nos últimos anos, é interessante observar que este segmento tem ainda um grande potencial a ser explorado. Isso diz respeito principalmente aos cruzeiros Premium e de luxo. É interessante observar que existe uma demanda reprimida, principalmente daqueles que já tem uma vivência maior na prática de cruzeiros, por novos roteiros, experiências e qualidade de serviço que atendam ou até mesmo superarem as suas expectativas.

Neste sentido a Pier 1 tem procurado oferecer produtos e desenvolver serviços para atender este tipo de demanda. E a resposta deste segmento de mercado tem sido das mais positivas tendo registrado ao longo de 2010 um crescimento superior a 20%, em um ano que foi muito duro para a indústria de cruzeiros a nível global. Isso comprova na prática esta teoria. A verdade é que ainda existe um grande filão de mercado a ser explorado por empresas e companhias que atuam nesta área.

O Brasil também pode aumentar a sua relevância nesse segmento e oferecer um numero maior de roteiros nesse segmento, mas é preciso que se invista cada vez mais em infraestrutura portuária, redução das taxas portuárias, equalização de procedimentos entre todos os portos brasileiros e massiva divulgação do destino Brasil no exterior. Um bom modelo que o pais deveria se espelhar e no da Austrália, que hoje conta com diversas companhias com sedes próprias e navios na sua costa praticamente durante o ano todo.

No momento em que se tem realizado investimentos em outras áreas não se pode deixar de lado esta indústria dos cruzeiros marítimos. E os segmentos Premium e de luxo tem grande potencial para aumentar sua importância no mercado. Paga-se a mais sim, mas o retorno é muito maior e boa parte dos passageiros que optam por este tipo de cruzeiro regressam já com planos de realizar novas viagens.

Os cruzeiros mais populares têm seu espaço, assim como os têm estes segmentos. Cabe explorá-los com competência e profissionalismo que têm sido a marca da Pier 1, já que é um mercado que lida com clientes extremamente exigentes, que na grande maioria das vezes já fizeram uma pesquisa a respeito do produto que pesam em adquirir. A maior prova disso é que representamos aqui no Brasil algumas das principais companhias que atuam nesta área como Crystal Cruises, Holland America, Seabourn, Silversea e The World. Cabe ao governo e ao setor privado adotarem medidas de incentivo para que o Brasil entre também nesta rota.

*Diretor da Pier 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário