segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A quarta onda das reservas on-line

Praticamente impensável há quatro décadas, quando a via crucis do operador e do agente de viagens era consultar e concluir uma reserva, utilizando meios de comunicação que, hoje, nem sequer povoam o imaginário das novas gerações que atuam no Turismo, o atual momento on-line no setor supera as mais ousadas expectativas.

Para acompanhar a oferta desse mundo virtual, onde a velocidade na troca de informações está combinada à maior segurança e organização dos dados envolvidos em uma reserva, surgem no cenário empresas mais robustas e com nova bagagem. Aquelas que, tradicionalmente, operam na formatação de viagens e contam com a parceria de ampla base de vendas, agora unem modelo aprimorado de gestão à expertise em atender o cliente, auxiliadas por sistemas de reservas dotados da alma do negócio Turismo.

Se paira no ar qualquer dúvida sobre tentativa de despersonalizar as operadoras e agências de todos os portes, que utilizam esse recurso de reservas, vale uma resposta. A de que o atual reforço tecnológico que esses sistemas proporcionam contribui exatamente para seleção e atualização mais criteriosa de fornecedores, qualidade e customização no atendimento ao cliente final e grande dose de competitividade, num mercado que pede originalidade e pressa em soluções.

Muitas operadoras brasileiras têm, sabiamente, abrigado sob seu teto a inteligência dos sistemas de reservas on-line, desenvolvidos com performance além do que se podia prever. Desde a capacidade de que dispõem de proporcionar controle gerencial remoto, redução de custos entre outros aliados da administração ao approach dado aos departamentos de vendas. Sem esquecer do impacto sensorial que recursos multimídia provocam no universo de trabalho do agente de viagens e, por consequência, no cliente final.

Grandes, médias, pequenas operadoras ou formas virtuais de vender viagem. Enfim, importa menos como esta ou aquela empresa se dirige ao consumidor. O que conta nessa corrida contra o tempo e face ao alto grau de informação do viajante é a capacidade de corresponder aos desejos do cliente e até mesmo superar expectativas, por exemplo com viagens de experiência. Pesquisar, aprofundar-se, contar com o produto e/ou serviço adequado e oferecer a quem está do outro lado do balcão, em fração de segundos, um novo roteiro já é possível. Tudo com uma mágica poção de ineditismo e exclusividade, algo impossível pelos métodos do passado.

O turista experiente ou aquele recém-chegado ao mundo das viagens, sempre vai requerer das agências muita transpiração. E a inspiração? Nessa um sistema de reservas on-line pode ser decisivo.

Thiago Campos é diretor da T4W, empresa de tecnologia que desenvolveu o sistema de reserva on-line Cangooroo

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