quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água será lembrado em São Luís com protesto

Ator Uimar Junior realizará performance denunciando poluição na Ilha de São Luís
O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU no dia 22 de Março de 1992. A data dedicada ao líquido mais precioso do planeta discute sobre os diversos temas relacionadas à água, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 da Agenda 21. Apenas 0,008 % do total da água do nosso planeta é potável e grande parte das fontes dessa água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, como acontece em São Luís. Esta situação é preocupante, e a data marca um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
 
Nesse contexto, vários países do mundo inteiro foram convidados a realizar atividades ligadas à preservação da água, ações efetivas que promovam a conscientização da população por meio de publicações, difusão de documentários e organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.Todos os países são convocados para realizar atos relacionados a problemas de abastecimento de água potável, visando aumentar a consciência da população sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.
 
A intenção da ONU é promover a crescente consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e do setor privado, incentivando a todos para a participação e cooperação na organização nas celebrações do Dia Mundial da Água. “Primeiramente, o ser humano precisa preservar e cuidar do que restou deste planeta; por outro lado, é necessário regenerar todas aquelas partes que foram profundamente agredidas, de tal forma que penso que, inicialmente, uma grande atenção deva ser dada à questão da água potável que possivelmente será no futuro um dos bens mais escassos da natureza”, declara o frei Leonardo Boff.
 
Em São Luís, quase todos os rios se encontram poluídos, como é o caso do rio Calhau, transformado num esgoto a céu aberto. A construção de prédios nessa área fere a Resolução Conama n°303/2002, já que ali se localiza a presença de mangue, uma Área de Proteção Permanente (APP), que não pode ser aterrado para edificações. São Luís precisa de um ordenamento territorial, que proteja áreas de interesse ambiental, tal como determinada a legislação federal. Por sua vez, o Sítio Rangedor é uma área de preservação ambiental que se encontra impactada pelo próprio poder público (instalação da Assembleia Legislativa e projeto de implantação de hospital pela prefeitura, no local), o que atesta a omissão dos governantes em relação à questão ambiental.
 
Tal situação será denunciada através de uma ação performática do ator Uimar Junior, que promete ir às ruas encarnando a Mulher Babaçu, personagem por ele criado e que defende a causa ecológica. Uimar pretende, no dia 22 de março, realizar protesto em frente à Assembleia Legislativa do Estado e na cabeceira da Ponte de São Francisco, visando chamar a atenção da população para a degradação de áreas que deveriam ser preservadas, como o Sítio Rangedor e o rio Calhau, dentre outros locais que sofrem impacto ambiental na Ilha de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário