sexta-feira, 16 de março de 2012

A importância estratégica dos grandes eventos

Não há dúvida de que os grandes eventos, como Rock in Rio, Fórmula 1, SWU e Carnaval são importantes para aquecer o turismo e a economia das cidades onde acontecem. O impacto econômico é, justamente, o argumento mais utilizado da defesa dos eventos, justificar o investimento público ou amenizar os eventuais transtornos que vêm como efeitos colaterais (excesso de lixo, trânsito etc).

Não há como excluir do planejamento dos destinos estes grandes fatos geradores de demanda. Do Festival de Parintins, no Baixo Amazonas, à Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, passando pelo Festival de Teatro de Curitiba ou o Festival de Inverno de Campos do Jordão, festas, festivais ou grandes eventos de modo geral, quando bem executados, trazem um aspecto pouco calculado, mas cada vez mais considerado: a promoção daquele destino, seja por meio da mídia, da cobertura da imprensa ou transmissão do evento.

Em São Paulo, por exemplo, teremos no final de abril (dia 29) a etapa da Indy 300, um dos mais festejados eventos para os amantes do automobilismo, com transmissão para quase 200 países. Com a dobradinha com a Fórmula 1, que acontece no segundo semestre, será responsável por um grande volume de negócios, nos mais diversos segmentos, com destaque para o turismo, hotelaria à frente. Em 2012 ainda teremos o Salão Internacional do Automóvel, o que potencializará o tema no segundo semestre.

Ao longo dos últimos anos, a São Paulo Turismo passou a acompanhar de perto a realização dos eventos. Mais que isso até: junto com o SPCVB faz um trabalho de captação e congressos e convenções, principalmente e, como empresa de eventos do município, atua na linha de frente da realização de muitos deles, com destaque para o Carnaval, a Fórmula 1, as viradas Cultural e Esportiva e o Réveillon na Av. Paulista.

Círculo virtuoso, os eventos incentivam o fluxo turístico, o que gera recursos e permite investir em melhorias na infraestrutura, ajudando na captação e realização de mais eventos. Na capital paulista não há como fazer um planejamento sem considerar a importância estratégica dos eventos. Mais que isso até, temos trabalhado de olho no calendário, alinhando e preservando os objetivos públicos e privados e caracterizando cada vez mais os grandes eventos como filão fundamental para o nosso turismo.
 
Por Luciane Leite, diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário