quarta-feira, 14 de março de 2012

Rambô no Chico Discos

O ator Wagner Heineck está comemorando 10 anos da experiência teatral "Rambô", com uma temporada no espaço Chico Discos, no Centro Histórico de São Luís, ao longo deste mês de março. “Rambô” é uma experiência teatral inspirada na obra e na vida do poeta francês Arthur Rimbaud (1854 – 1891) e no vocalista da banda The Doors, Jim Morrison. O solo performático encarado pelo ator Wagner Heineck, que estreou em 2002, voltou a entrar em cartaz no dia 07 de março (quarta-feira) e segue por mais duas quartas-feiras, dias 14 e 21/03, sempre às 20h.

Arthur Rimbaud (Charleville, 20 de outubro de 1854 - Marselha, 10 de novembro de 1891) foi um importante poeta francês, autor de “Uma estação no Inferno”, dentre outras obras. Produziu seus livros mais incisivos quando ainda era adolescente, sendo descrito por Victor Hugo, à época, como "um jovem Shakespeare". Aos 20 anos já havia desistido de escrever. Como parte do movimento decadente, Rimbaud influenciou a literatura, a música e a arte modernas. Era conhecido por sua fama de libertino e por uma alma inquieta, viajando de forma intensiva por três continentes, dentre eles a África, antes de morrer de câncer aos 37 anos de idade.

Jim Morrison (Melbourne, 8 de dezembro de 1943 — Paris, 3 de julho de1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano, vocalista da banda de rock The Doors. Foi o autor da maior parte das letras da banda. O nome da banda – The Doors - foi inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley, que o tinha ido buscar a um verso de um poema de William Blake, que dizia: If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite (Se as portas da percepção estiverem limpas / Todas as coisas se apresentarão ao homem como são, infinitas). Morrison desenvolveu um estilo de cantar único e um estilo de poesia a tocar fortemente no misticismo.
 
O público poderá chegar para assistir ao espetáculo a partir das 19h, onde estará funcionando o barzinho com som de primeira, e também oferecido um cardápio de sanduíches e saladas com títulos de obras da literatura universal. No espaço também funciona um Brechó, o "Matriosca", com usados e customizados. O trabalho é uma produção independente de Wagner Heineck.
 
A iniciativa amplia a ação cultural no Chico Discos, iniciada pelo poeta e jornalista Paulo Melo Sousa, que idealizou e realiza no local, desde novembro de 2010, o Projeto Papoético. O Chico Discos se localiza na rua de São João, 389 – A, Centro Histórico de São Luís. Ali, funciona um sebo, no qual se comercializa livros antigos e usados, CD’s e discos de vinil. No espaço, foi adaptado um barzinho, que atende uma clientela fiel que aprecia música de qualidade.
 
O Papoético acontece normalmente uma vez por semana. Recitais de poesia, lançamentos de livros, canjas musicais, exibição de filmes, discussões filosóficas e exposição de ideias são algumas das muitas atividades que fazem desse projeto algo singular. Nos encontros semanais, o público pode entrar em contato com o que é produzido na arte maranhense e brasileira e ainda poderá encontrar algumas pessoas que têm participação ativa na construção da cultura contemporânea.
 
Serviço:
Experiência Teatral: “Rambô” – Este é o fim de tudo que pára em pé!
Direção, produção e atuação: Wagner Heineck
Dias: 14 e 21 de março (quartas-feiras) às 20h
Local: Chico Discos – Rua de São João, 389-A (Esquina com a Rua dos Afogados, onde tem um semáforo. Altos do Banco Bom Sucesso), Centro – São Luís-MA.
Duração: 25 minutos
Valor do Ingresso: R$ 5,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário