segunda-feira, 26 de março de 2012

Revista Pós Ciências Sociais será lançada na UFMA


A Universidade Federal do Maranhão - UFMA, através do Centro de Ciências Humanas - CCH, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSoc, estará realizando no próximo dia 29 de março (quinta-feira), a partir das 18 horas, o lançamento do número 16 da Revista Pós-Ciências Sociais, tendo como eixo o dossiê "Religiões Afro-Americanas", organizado pelo Prof. Dr. Sérgio Figueiredo Ferretti. O evento acontecerá no Auditório A (sala Mário Meireles) do Centro de Ciências Humanas – CCH, na UFMA.
Na oportunidade, haverá a realização da Aula Inaugural do programa, ministrada pelo Prof. Dr. Hippolyte Brice Sogbossi (Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe - UFS), que abordará o tema "Da Filologia à Antropologia: percursos de um profissional itinerante". No contexto da programação, em seguida, haverá o lançamento do "Museu Afro Digital - Maranhão", que estará disponibilizando pela internet importantes coleções abordando religiões, cultura popular, quilombos, movimentos negros, exposições (www.museuafro.ufma.br). A viabilização do museu cabe ao PPGCSoc, Departamento de Desenho e Tecnologia - DeDet e Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, da UFMA. Após o encerramento das atividades, será oferecido um coquetel aos presentes. Entrada Franca.
Como é comum em todas as revistas acadêmicas, o dossiê é uma parte majoritária de cada número, e privilegia uma temática previamente escolhida e preparada por uma equipe de professores do PPGCSoc e de outros Programas, geralmente a partir de trabalhos apresentados e discutidos em eventos científicos. Os dossiês ou números especiais são dedicados também ao público em geral, mais interessado nos respectivos temas, como por exemplo, Elites, Educação indígena, Sociologia Econômica, Amazônia e paradigmas do desenvolvimento, dentre outros temas.
O dossiê deste número da revista trata das Religiões Afro-Americanas, tema amplamente discutido pela Antropologia brasileira e internacional desde muito tempo. No Brasil e em outros países as religiões de origens africanas despertam interesse e possuem numerosos especialistas. Muitos eventos locais, regionais, nacionais e internacionais abordam essa temática, e muitos artigos, livros e revistas são frequentemente publicados sobre o assunto.
No Maranhão, as religiões de origens africanas constituem tema que despertam o interesse de estudiosos de todo o Brasil e do exterior. “No próximo XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Estudos da Religião (ABHR), que será realizado na UFMA em fins de maio próximo, o grupo de pesquisas sobre Religiões Afros e Espiritismos foi o que recebeu maior número de inscrições (mais de cinquenta inscritos) e terá que ser desdobrado em três subgrupos, funcionando durante os três dias do evento. Isto mostra o interesse deste assunto entre estudiosos interessados pelas religiões no Brasil”, informa o Prof. Dr. Sérgio Ferretti. A Revista se destina basicamente ao público acadêmico de ciências sociais e áreas afins, professores universitários, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação do Maranhão e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário