quinta-feira, 26 de abril de 2012

Entrevista: Peter van Voorst Vader, presidente do BHG (Brazil Hospitality Group)



Com o objetivo de crescer no Nordeste do Brasil e seguindo a estratégia de focar em hotéis voltados para o turismo de negócios nas principais cidades do país, a Brazil Hospitality Group (BHG) comprou a administradora de hotéis Grupo Solare.  Atualmente, o Solare é responsável pela operação de sete hotéis em São Luís, nas categorias budget (Soft Inn), econômico (Expresso XXI) e midscale (Solare Hotéis e Suítes), totalizando 858 apartamentos. Além destes, opera o hotel de luxo Gran Solare Lençóis Resort com 242 apartamentos, na cidade de Barreirinhas, localizado à beira do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Com a aquisição, a BHG passará a ter 45 hotéis entre próprios e administrados, com 8.322 apartamentos, distribuídos em 15 estados mais o Distrito Federal. A rede ainda tem 12 hotéis em desenvolvimento.
Para falar sobre o assunto, o Jornal Cazumbá conversou com o presidente do BHG (Brazil Hospitality Group), Peter van Voorst Vader.

JORNAL CAZUMBÁ - Como surgiu a ideia de comprar o Solare?
PETER VADER - Sempre pretendemos crescer no nordeste do Brasil, então nós temos que ter uma operadora daqui, e achamos que o Grupo Solare é excelente base para crescermos no nordeste.

JC - O Solare há pouco se fundiu com outros grupos hoteleiros, formando a Allia hotels. Como fica essa fusão? A BHG comprou a Allia também?
PV - Não, a Allia é uma opção a parte; O Solare saiu da Allia e nós fizemos uma fusão com eles, pois ficamos impressionados como o Solare administra bem os hotéis.

JC - Como se deu essa transação comercial? Foi feito algum estudo?
PV - Antes a gente já tinha visto outras oportunidades que não se materializaram, e aí esta oportunidade se apresentou e achamos viável. Tudo que fazemos é baseado em estudos do mercado regional, nacional, faz parte do nosso planejamento estratégico de comprar ou administrar hotéis que sejam localizados em cidades e regiões que apresentam alto índice de crescimento econômico, forte demanda e grande potencial de crescimento do turismo de negócios ou receptivo. Assim, foi feito um estudo sobre o Maranhão, o segundo maior estado da região Nordeste.

JC - A BHG comprou todo o Grupo Solare ou apenas parte dele?
PV - Compramos todo o Grupo Solare.

JC - O Maranhão então é um bom estado para investir?
PV - Sim, o Maranhão teve um crescimento excelente nos últimos anos, a mudança é marcante, enorme, acho que o Maranhão tem muita oportunidade para crescer.

JC - Como vai funcionar o modelo comercial do grupo?
PV - Vamos manter a atual estrutura e base operacional do Solare, e reforçar com a estrutura da BHG; nós temos hoje três call centers, mais de 60 pessoas na rua em todas as capitais do país, meios eletrônicos, etc.

JC - Os hotéis do Grupo Solare permanecerão com o nome Solare?
PV - Alguns vão permanecer com o nome Solare e outros otimizados, visando os investidores nesses prédios.

JC - A BHG tem interesse em investir em empreendimentos imobiliários no Maranhão?
PV - Em principio estamos trabalhando com investidores locais.

JC - Como fica a estrutura de gerenciamento do grupo?
PV - Permanece a mesma estrutura, com a Ana Claúdia no setor das operações, a Andrea no controle financeiro e o Rogério Tavares no Conselho da BHG.

JC - Qual o futuro da equipe de trabalho de São Luís?
PV - Normal, a compra não muda nada.

Sobre a BHG
Brazil Hospitality Group é uma das principais empresas de hotelaria do país, com hotéis próprios e administrados divididos nas categorias 3, 4 e 5 estrelas. A companhia é a responsável pela marca Golden Tulip na América do Sul.

A BHG é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBovespa com o ticker BHGR3.

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