terça-feira, 17 de abril de 2012

Trânsito no Centro Histórico terá fiscalização rigorosa

Depois de proibir o tráfego de veículos na faixa de areia da Praia do Olho d'Água, a Prefeitura de São Luís se prepara para tomar a mesma medida no Centro Histórico. A suspensão do trânsito nesses locais foi pedida pelo Ministério Público Federal do Maranhão (MPF) e aprovada recentemente pela Justiça Federal. Ruas da Praia Grande já estão sendo sinalizadas com as novas especificações de tráfego.

Na capital, o acesso de veículos ao Centro Histórico é proibido pelo Decreto Estadual nº 11013/88, mas a circulação de carros no local ocorre sem nenhum problema, causando ainda mais danos às ruas e aos imóveis integrantes do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o tráfego de veículos é proibido em oito quarteirões do Centro Histórico de São Luís.

Na manhã de ontem, em apenas meia hora O Estado flagrou dois carros estacionados na Rua do Trapiche, um caminhão de cerveja parado no Beco da Faustina e uma motocicleta trafegando pelas vias. Segundo quem passa pelo local diariamente, o problema é mais comum no período da noite, quando a fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é deficiente.

Definitivamente - Mas de acordo com o superintendente de trânsito da SMTT, coronel Pedro Paulo, a secretaria se prepara para proibir definitivamente o tráfego nas ruas do Centro Histórico. "Estamos preparando as equipes que devem atuar na fiscalização e disciplinamento do tráfego no local, além dos equipamentos necessários, placas de sinalização e a recolocação das correntes que antes interditavam os pontos de tráfego proibido no Centro Histórico", informou.

Durante as operações, a SMTT bloqueará o acesso de carros às ruas do Centro Histórico com a utilização de cones, postos de fiscalização fixos e móveis, carros, motocicletas e reboques. A Polícia Militar auxiliará nas ações. O motorista que ultrapassar o bloqueio não estará desrespeitando apenas o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas também uma determinação judicial, portanto, estará sujeito a auto de infração e seu veículo será guinchado para o pátio da SMTT.

Apenas veículos oficiais que prestam serviços públicos, como ambulâncias, viaturas policiais e da Guarda Municipal, além de carros de limpeza pública, poderão ter acesso as vias. O condutor que desrespeitar as novas regras estará sujeito a multa e apreensão do veículo. No caso de veículos que fazem a entrega de mercadorias comercializadas nos estabelecimentos da região, eles precisarão de autorização específica para circular pelo local e em horários pré-estabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário