quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mick Jagger se vê envolvido em disputa sobre 'tomada ilegal de gás' na Amazônia

A lenda musical Sir Mick Jagger se vê envolvido em uma amarga disputa sobre uma 'tomada ilegal de gás' na Amazônia peruana.

O governo peruano provocou a fúria de grupos indígenas após ser descoberto que está tentando explorar gás em uma reserva na Amazônia a despeito de ter se comprometido em nunca fazê-lo.

A reserva é o território de diversas tribos isoladas vulneráveis, além de ser uma zona de proteção para o Parque Nacional Manu, listado pela UNESCO como um sítio de Patrimônio da Humanidade por conter uma diversidade biológica que 'supera qualquer outro local na Terra'.

Após visitar a região Manu, Mick Jagger tornou-se um Embaixador Ambiental pelo governo peruano, que o descreveu como 'um grande apoio na nossa luta para proteger nossa ecologia'. A Survival International escreveu ao cantor dos Rolling Stones, dizendo que 'as últimas tribos isoladas no Peru estão em perigo iminente... por favor peça ao governo peruano que pare de colocar suas vidas em risco'.

O plano do Peru de expandir seu gigantesco projeto de gás, Camisea, tem sido tocado silenciosamente. Nove anos atrás o governo afirmou que nunca expandiria o projeto para o leste, adentrando a Reserva Nahua-Nanti, na qual vivem várias tribos isoladas; o país inclusive promulgou um Decreto Supremo garantindo o compromisso.

Os Mashco Piro isolados do Peru são ameaçados por planos ilegais de um novo bloco de gás
No entanto, relata-se que o governo agora criou um novo bloco de exploração na reserva para a empresa estatal de gás, PetroPeru; a Survival recebeu informações de que há tentativas de revogar o Decreto.

Ironicamente, o novo bloco chama-se Fitzcarrald, o nome do barão da borracha cujas atividades na região há um século contribuíram às mortes de milhares de indígenas em decorrência de epidemias e maus-tratos.

Em uma ironia do destino, em 1982 Mick Jagger iria participar do filme de Werner Herzog, 'Fitzcarraldo', sobre o barão da borracha. Ele foi substituído mas chegou a gravar várias cenas na Amazônia peruana.

Em carta à Survival, o vice-Ministro da Cultura do Peru, cujo ministério é responsável por assuntos indígenas, se comprometeu em proteger grupos de índios isolados. Contudo, as diversas questões levantadas pela Survival ao Ministério de Energia e à PetroPeru foram ignoradas.

O Diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje: 'É irônico que o mais novo projeto de exploração de gás do Peru receba um nome que represente o temerário roubo de terras indígenas. O Peru deveria parar e se recordar pelo motivo da proteção dessas áreas, e o Mick Jagger deveria utilizar o seu título honorário para exigir alguns esclarecimentos'.

Fonte: Survival International

Nenhum comentário:

Postar um comentário