segunda-feira, 21 de maio de 2012

OMT fala de reciprocidade em vistos; Embratur comenta

PLAYA DEL CARMEN – O secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, apresentou nesta manhã, dentro da primeira conferência regional do World Travel & Tourism Council (WTTC), algumas das conclusões da quarta reunião do T-20, que reúne os ministros e autoridades de turismo das 20 principais economias mundiais.  “Nesta reunião, pela primeira vez, tivemos a representação dos 20 países. Comecamos a nos reunir em 2009, elaborando uma declaração com prioridades e objetivos para o setor para ser apresentada na reunião do G-20. Neste ano, temos a certeza de que essa declaração será levada a essa reunião pelo atual presidente do grupo, o presidente do México Felipe Calderón”, disse Rifai.

Segundo Rifai, a reunião elencou as oportunidades e os desafios que podem prejudicar o desenvolvimento do turismo internacional. Junto aos impostos que incidem sobre a indústria e ao lado das políticas de céus abertos, os participantes apontaram a questão da desburocratização dos vistos como de fundamental importância no crescimento do setor. “Gastamos tanto dinheiro para promover nossos destinos internacionalmente e investimos ainda mais dinheiro em medidas que restringem a visita desses turistas”, disse. “A reciprocidade é algo que precisa ser reavaliado, na política do olho por olho, vamos todos terminar cegos”, acrescentou.

Para o diretor da Embratur, Marcelo Pedroso, que participa do evento, a política de reciprocidade não é a questão central em relação aos vistos, mas sim a desburocratização nos procedimentos de concessao. “O Ministério do Turismo trabalha junto ao Itamaraty no desenvolvimento de ferramentas que facilitem a concessão de vistos, porque, na prática, a exigência de vistos não é um problema, mas sim os procedimentos. Temos obtido sempre uma sinalizacão positiva do Itamaraty, mas todas as mudancas levam algum tempo”, pontuou.

Informações: Portal PANROTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário