sexta-feira, 18 de maio de 2012

Provas para cursos técnicos a distância da UEMA serão neste domingo

O processo seletivo para cursos técnicos a distância da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, acontecerá neste domingo, dia 20, das 14 às 17h, em 18 municípios maranhenses. O candidato deve acessar o site www.uema.br/pacep2012 e imprimir a sua confirmação de inscrição, onde consta o local da prova. Este deve chegar com uma hora de antecedência munidos de documento de identificação com foto.

Na ocasião, a UEMANET terá uma equipe para receber de forma acolhedora aqueles candidatos com necessidades educacionais especiais, ou melhor, os que solicitaram atendimento especial. Estarão acompanhando os candidatos com deficiência auditiva especialistas na linguagem de libras, ledores, empresta mão, além de equipamentos para aqueles que estão com problemas de locomoção e atendimento para lactantes. A ação acontecerá tanto na capital quanto nos continentes.

E, claro, que acolher a diversidade de indivíduos e contar com professores preparados para a inclusão! Eis o grande desafio. “Entendemos que é urgente a necessidade de rupturas de velhos paradigmas de uma educação padronizada, com visão homogênea de alunos classificados segundo padrões de normalidade. Uma educação que segrega e exclui aqueles que não se enquadram aos padrões estabelecidos unilateralmente. Pois o que se pretende com tais mudanças é uma pedagogia centrada no aluno que, por sua vez, suscite a construção de uma sociedade que respeite a dignidade e as diferenças humanas”, disse a coordenadora de necessidades educacionais especiais do PACEP/2012, Profª Ivone das Dores de Jesus, mestranda em Educação Especial.

A coordenadora está entrando em contato com todos os candidatos, que solicitaram atendimento especial, com o intuito de conhecer a fundo a realidade de cada um e de fazer com que a pessoa se sinta acolhida pela Universidade. Uma forma de mostrar que eles também são importantes. “Acreditamos que a inclusão no ambiente educacional é essencial para o fortalecimento da dignidade e exercício dos direitos humanos”, destaca a professora. E completa: “As universidades precisam assumir de forma cada vez mais efetiva o seu papel de formadoras de profissionais de ensino para atuar frente à diversidade do aluno nos diversos níveis de ensino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário