quinta-feira, 31 de maio de 2012

UemaNet divulga resultado das provas dos cursos técnicos a distância

O Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET divulgou o resultado do Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade a distância, PACEP/2012. A divulgação aconteceu, no dia 30, no prédio do Núcleo e contou com a presença do Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Fernando Lima, do Reitor da UEMA, Prof.José Augusto Silva Oliveira, o Coordenador Geral do UEMANET, Prof.Antônio Roberto Serra, a Presidente da Comissão do PACEP, Profª Fátima Rios, e a Coordenadora adjunta do e-TEC/UEMANET, Profª Eliza Flora Muniz. Além do site a lista também está disponível no mural do prédio.

Para o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof.José Augusto Silva Oliveira, esse foi mais um desafio. “A universidade aceitou um grande desafio de realizar a educação profissional técnica. Essa é uma ação do Governo do Estado, que já lançou o programa Maranhão Profissional, e que a UEMA engaja efetivamente nessa oportunidade oferecendo 13 cursos em 18 municípios. Um novo desafio para a UEMA que até então se dedicava a graduação e pós-graduação. Estamos bastante animados porque compreendemos que esses cursos vêm atender a necessidade do Maranhão no sentido de ter mão de obra qualificada para os projetos que avizinham para o Estado nesse novo cenário de desenvolvimento. Mais uma vez estamos cumprindo com o nosso papel que é também ser um ator nesse processo de desenvolvimento”, disse.

O Vice-reitor, Prof.Gustavo Pereira, falou das expectativas: “Essa é uma ação pioneira da UEMA. Estamos preenchendo um espaço importante que existe na formação profissional. Chamamos essa responsabilidade para a universidade dentro do sistema de ciência e tecnologia do Estado. Compreendemos a importância de oferecer a essas pessoas a oportunidade de qualificação com vistas aos novos espaços de trabalho que estão se abrindo e às novas perspectivas para o Estado nos próximos anos. E é claro que as expectativas que giram em torno dos cursos técnicos são as melhores possíveis, pois foram mais de 33 mil candidatos e 6 mil vagas, é no sentido inclusive de nós sermos capazes cada vez mais de receber um número considerável talvez até dobrarmos no próximo ano esse contingente”.

O Coordenador do UEMANET, Prof. Antônio Roberto Serra enfatizou que “para a implantação dos cursos foram feitos estudos de demandas vocacionais observando características sociais e econômicas das regiões do Estado. E a partir daí esses cursos foram direcionados para as cidades. O curso de Alimentos e Guia de Turismo, por exemplo, estão inseridos nos locais que têm alguma potencialidade turística, por exemplo, Barra do Corda e Grajaú e a região de Arari. Levamos em conta o apelo de cada região”.

A Presidente da Comissão do PACEP, Profª Fátima Rios destaca o fim de um longo trabalho. “É uma grande satisfação divulgar esse resultado. Foi um longo trabalho e um desafio aceito pela UEMA, por meio do UEMANET. Que esses novos alunos sejam bem vindos”, destacou. E completa: “A aceitação dos cursos técnicos pela sociedade maranhense demonstrada no seletivo indica o potencial para a formação profissional no Maranhão. E a UEMA está atenta a essa demanda, com condições de contribuir para o desenvolvimento do Estado”.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 25 de junho.

PACEP/2012 – Com 33.042 candidatos, a prova foi realizada no último dia 20 de maio, em 18 municípios do Maranhão, incluindo a capital, São Luís. São eles: Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon.

O seletivo, que ofereceu 6 mil vagas distribuídas entre 13 cursos, ocorreu em clima de tranquilidade e segurança. Os cursos técnicos são: Alimentos, Contabilidade, Controle Ambiental, Edificações, Guia de Turismo, Informática, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Meteorologia, Planejamento e Gestão de TI, Tecnologia da Informação, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos. Todos gratuitos e com duração média de 20 meses.


Confira o resultado




Nenhum comentário:

Postar um comentário