sexta-feira, 22 de junho de 2012

Apenas dois trechos da orla da Ilha estão próprios para banho

O período de férias está chegando e, com ele, aumenta a procura por locais de diversão. Alguns deles são as praias de São Luís, que costumam ficar lotadas, especialmente nos fins de semana. No entanto, de acordo com o mais recente laudo técnico divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), referente à ação de monitoramento realizada nos dias 17 e 18 deste mês, apenas dois trechos - sendo um na praia de Panaquatira e outro na de Juçatuba - estão próprios para banho. A mesma conclusão foi obtida após o trabalho de monitoramento da orla da Grande Ilha, feito na última semana.

Para o presente laudo, foram coletadas amostras nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi, em São Luís, além de Panaquatira, Praia da Sede, Boa Viagem e Juçatuba, no município de São José de Ribamar, abrangendo 26 pontos de coleta. O estudo é de responsabilidade dos técnicos do Laboratório de Análises Ambientais e da Superintendência de Planejamento e Monitoramento da Sema.

Segundo o superintendente de Monitoramento da Sema, Hulgo Rocha, não há, por enquanto, a expectativa de que outros trechos da orla sejam liberados nas próximas semanas. “Acredito que não deveremos ter novidades nos laudos seguintes, quanto a outros trechos liberados. Não sabemos nem se esses trechos liberados vão permanecer com as condições ideais para banho”, afirmou.

Ainda de acordo com o superintendente, no início do mês de julho a Sema, com o apoio do Estado, do Município de São Luís e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), dará início ao levantamento de dados por meio de fiscalizações nos trechos da orla de São Luís mais poluídos. “Decidimos, em conjunto, na reunião realizada no último dia 29 de maio, adotar esta tática, para a elaboração do Plano de Ação contra o impacto ambiental sofrido pela orla. Até mesmo a ação do homem em afluentes das praias de São Luís será vistoriada”, disse o superintendente.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que afirma que as águas das praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores e colhidas no mesmo local, constarem, no máximo, 800 coliformes fecais a cada 100 mililitros de água. As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem aos critérios anteriores ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2.000 coliformes fecais por 100 mililitros de água.

Mais

De acordo com o titular da Sema, Victor Mendes, em um curto período de tempo não será possível solucionar a questão da poluição das praias da Grande Ilha. O secretário disse ainda que não será feito apenas o trabalho de fixação das placas ao longo da orla, informando se aquele trecho está próprio ou não para banho. “É necessário intensificar as ações de conscientização e de fiscalização para que as praias voltem a ser consideradas próprias para banho. Essa é a meta da Sema”, destacou.

Um comentário:

  1. Ainda não aprendeu: Praia do meio e Araçagi estão em São José de Ribamar.

    ResponderExcluir