quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cultura maranhense em sala de aula - São Luís 400 anos – de mãos dadas com a história


São Luís 400 anos – de mãos dadas com a história. Com esse slogan, o Colégio Batista “Daniel de LaTouche” encerrou o primeiro semestre letivo de 2012, mostrando alguns aspectos da história de São Luís, que este ano completa 400 anos de fundação, com destaque as manifestações culturais da capital maranhense.

A cultura esta que é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, folguedos, jeito de falar, gastronomia, entre outros. Essas são características importantes que marcam São Luís e são transmitidas de geração em geração e demonstram aspectos locais da comunidade local. E esses foram os temas abordados durante a Feira do Conhecimento do Colégio Batista realizada no dia 23 de junho.

Os presentes no evento se maravilharam. A plateia formada pela Direção da Escola, Professores, pais e amigos dos alunos, se encantaram com os valores e costumes de nossa cidade, que foram mostrados em musicais, apresentação teatral, danças e muito humor. Mas, o ponto alto da festa foi a mostra cultural na quadra da escola, com tendas que retratavam logradouros e espaços turísticos da capital maranhense, entre os quais: Mercado das Tulhas, Praça Gonçalves Dias, Museus, entre outros, e, ainda, degustação de pratos típicos, que representam uma vasta diversidade cultural do maranhense.

Foram temas de extrema importância abordados em sala de aula. Os alunos do martenal I a 4ª ano da pré-escola aprenderam sobre a história da diversidade cultural de São Luís. Da origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais. 
Ao abordar a pluralidade cultural de São Luís, com a mostra da adversidade cultural e o jeito de ser de sua gente, o Colégio Batista “Daniel de LaTouche”, promove no aluno o sentimento de valorização a história, e, ainda, o respeito das diferentes culturas existentes na capital maranhense. E o mais interessante, com material que versa sobre a cultura maranhense, produzido por eles mesmos. 

Foi uma bela apresentação. Os alunos e professores retrataram em por menores aspectos vivenciados no dia a dia, além de aguçar a curiosidade dos visitantes com recortes do Centro Histórico de São Luís, bem com a degustação de iguarias local, o que mostra o potencial do bem receber e mostrando a verdadeira vocação de São Luís, que é o turismo, responsáveis pela propagação do destino São Luís, Capital Patrimônio Cultural da Humanidade. 

MAIS FOTOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário