terça-feira, 5 de junho de 2012

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente: Confira algumas curiosidades sobre essa data

Você sabia...

...Que o dia 5 de junho foi escolhido como Dia do Meio Ambiente para lembrar a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 5 e 16 de junho de 1972. A data é um marco das discussões sobre o meio ambiente porque a partir deste evento foram estabelecidos princípios que norteariam a agenda ambiental e colocaria a relação homem-natureza no foco das discussões.

...Que o termo desenvolvimento sustentável foi difundido a partir do Relatório Brundtland, de 1987, também conhecido como "Nosso Futuro Comum".

...Que o Brasil é exemplo na reciclagem de Lata de alumínio. O Brasil recicla cerca de 98% de latinhas de alumínio. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio, em 2010, foram recicladas 239,1 mil toneladas do material, o que corresponde a 17,7 bilhões de unidades.

...Que o Brasil tem 627 espécies ameaçadas, de acordo com o Livro Vermelho, divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente. Destas, 130 são invertebrados terrestres, 16 são anfíbios, 20 répteis, 160 são aves, 69 são mamíferos, 78 são invertebrados aquáticos e 154 são peixes.

...Que o bioma considerado mais ameaçado no Brasil é a Mata Atlântica. Atualmente, restam apenas 7,9% da área original da Mata Atlântica. Recentemente, a ONG SOS Mata Atlântica divulgou o Atlas dos Remasnecentes Florestais da Mata Atlântica, que apontou um desmate de 133 km² entre 2010 e 2011. Minas e Bahia lideram o ranking do desmatamento no bioma neste período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário