quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gastão desafia Dilma ignorando Dino e a Embratur em solenidade da própria autarquia em Londres

As autoridades brasileiras presentes na solenidade de lançamento da campanha publicitária internacional em Londres não acreditaram no que ouviram, ou melhor, no que não ouviram. Em seu discurso, o Ministro do Turismo e deputado maranhense Gastão Vieira não teve a gentileza de citar a Embratur e nem se referir ao presidente do Instituto, o também maranhense Flavio Dino, o verdadeiro anfitrião do evento. Era como se estivesse em outro planeta e não em uma solenidade promovida pela autarquia de sua pasta. Tudo isso, na presença da Presidenta Dilma.

Com a descortesia ao conterrâneo e subordinado, Gastão conseguiu a proeza de exportar para Londres as agruras da política maranhense. Mesmo após, em conversa com um jornalista há poucos dias, ter jurado que gostaria de se manter distante da briga política da família Sarney com Dino.

O pior é que esta ousada bravata provinciana ocorreu em profundo respeito à figura presidencial. Gastão acabou usando uma aparente aproximação com a Presidenta Dilma para esquentar a política maranhense. Se foi deselegante com o Dino, foi também com a Presidenta Dilma, ao não poupá-la de presenciar um ato político provinciano e até ser agente involuntária da exportação do atrito regional.

Entretanto, a deselegância londrina já estava anunciada. No domingo, na coluna social do jornal da família Sarney, o Estado do Maranhão, uma nota já desafiava a autoridade presidencial. Na curta notícia o colunista lembrava que Gastão estaria indo para Londres no avião presidencial, enquanto Dino seguiria em avião de carreira. Apenas o Gabinete do Ministro sabia destas filigranas operacionais da viagem. Usar uma deferência da Presidenta Dilma de incluí-lo em uma comitiva presidencial para tripudiar localmente de um colega de Governo é, no mínimo, falta de bom senso. É desafiar a capacidade da presidenta Dilma de reagir ao descobrir que foi usada para atingir uma liderança da sua base de sustentação.

Voltando a Londres, a Presidenta Dilma também não escondeu o seu descontentamento a outra omissão de seu Ministro do Turismo. Ele não citou a presença da ex-jogadora de basquete Hortência como mestre de cerimônias, o que obrigou a Dilma – ela não iria falar - a pedir a palavra e corrigir a gafe do ministro, que estava com a cabeça muito mais voltada a alfinetar o seu opositor na política maranhense, do que a prestar atenção no objetivo do evento. Dilma falou grosso no ouvido do Gastão.

Em sua fala, Dilma também corrigiu o fato do Governador do Rio de Janeiro e anfitrião da próxima Olimpíada, Sérgio Cabral ter sido colocado em segundo plano pelo protocolo. Dilma fez questão de se referir a campanha da Embratur e de citar o presidente do Instituto.

A comitiva presidencial percebeu a deselegância de Gastão com o Flávio Dino e todos ficaram sem entender como um político aparentemente habilidoso como ele, pôde demonstrar ter perdido o faro político, além de desconhecer a capacidade de percepção da Presidenta.

As autoridades ligadas ao turismo presentes ao evento saíram da solenidade preocupadas com o clima de desconforto gerado pelo Ministro do Turismo com o presidente da Embratur. “O nosso medo é que os assuntos da política maranhense contaminem a promoção do turismo brasileiro. Para prejudicar o Dino, o ministro pode acabar prejudicando o Brasil”, afirmou um dos presentes, que confirmou por telefone a nossa reportagem o festival de gafes ocorridas em Londres.

Fiel ao seu principio “de que somos jogadores de times rivais locais que foram convocados para a seleção Brasileira” Flavio Dino fez registros respeitosos ao seu chefe e Ministro. Ele quebrou o protocolo ao entregar à Presidenta Dilma um presente para seu neto. Uma replica de um taxi londrino adesivado com a campanha da Embratur. O discurso do presidente da Embratur arrancou aplausos e estava em plena sintonia com a plateia. Ele não imaginava que minutos depois de falar, receberia caneladas do Ministro conterrâneo, que para agradar ao seu líder José Sarney, aceitou desafiar pela segunda vez, na mesma semana, a autoridade da Presidenta Dilma.

Fonte:Jornal de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário