quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hotéis e pousadas são alvo da campanha Férias Seguras

Para conscientizar pessoas e coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizaram, na tarde de ontem, visitas a 15 pousadas e hotéis de São Luís, como parte da campanha Férias Seguras, Maranhão sem exploração. O objetivo é orientar gerentes e funcionários dos estabelecimentos para que aperfeiçoem os métodos de triagem dos hóspedes, especialmente aqueles acompanhados de menores.

De acordo com o secretário titular da Setur, Jura filho, a ação deve contar com o auxílio da população. "A campanha requer o engajamento de todos, não apenas do governo estadual, como também da sociedade. Além de todo o material informativo como panfletos, bótons, viseiras e leques, precisamos todos juntos combater esse mal", afirmou.

Ainda segundo Jura Filho, além de São Luís, até o fim deste mês, a ação da Setur visitará os principais polos turísticos do Maranhão, como a rede hoteleira do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e do Parque Nacional da Chapada das Mesas. O secretário disse também que, se durante o trabalho de conscientização da Setur for levantada alguma suspeita de exploração sexual contra os mais jovens, o caso será encaminhado ao Ministério Público da capital maranhense. "O trabalho da Setur é meramente educativo, no entanto, caso haja alguma suspeita de exploração contra menores, informaremos ao MP para que sejam tomadas as devidas providências", informou.

Visitas - O primeiro local visitado pela Setur foi o Calhau Praia Hotel, na Avenida Litorânea. De acordo com o chefe de reserva do hotel, Dilmar Lemos, os funcionários da recepção já recebem orientações sobre como proceder em caso de suspeita de exploração sexual contra menores. "No nosso estabelecimento, menores de 18 anos só podem se hospedar mediante a apresentação de documento pessoal, acompanhados dos pais ou de responsáveis legais. Além disso, o hotel fixou, em todos os elevadores, cartazes do Disque 100, para estimular a denúncia", frisou.

Já no Hotel Solare Praia Bella, também na Avenida Litorânea, foram entregues à gerência materiais informativos da campanha realizada pela Setur. De acordo com a gerente Maria de Jesus Pereira Diniz, é importante contar com o apoio do poder público nesse trabalho de fiscalização contra a exploração sexual dos mais jovens. "É a primeira visita que recebemos do poder público com esse intuito. Até o momento, não registramos nenhum caso de exploração sexual", disse a gerente.

O secretário titular da Setur informou que o trabalho começou na orla de São Luís, pois são os locais mais procurados pelos responsáveis por esse tipo de crime. "Segundo levantamento feito por entidades que abordam essa temática, normalmente os criminosos levam os jovens a locais próximos às praias. Não há uma justificativa para isso, apenas uma constatação. Por isso, o trabalho da Setur começou por hotéis e pousadas localizados na orla de São Luís", enfatizou.

Mais

De acordo com dados do Disque 100, nos últimos quatro anos foram registradas 770 denúncias de crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Maranhão. Somente nos seis primeiros meses deste ano, o estado registrou 160 denúncias de crimes com essa característica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário