quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ministro faz discurso de 705 palavras e só cita a Embratur protocolarmente

Embratur citada só protocolarmente: Ministro não registra o trabalho de Dino e de toda a equipe de tecnicos da autarquia

O Jornal de Turismo publica a transcrição na integra do discurso do Ministro Gastão Vieira em Londres que confirma a omissão ao trabalho da Embratur e de Flavio Dino. O Ministro refere-se a presença do Dino só em dois tempo: na saudação de abertura e no encerramento. Uma referência apenas protocolar e só! O ministro não registra que o evento que participava era uma ação da Embratur. Que o filme lançado e aplaudido foi uma ação da autarquia responsável pela promoção do turismo brasileiro e que todas as ações de promoção em Londres levava a assinatura do Instituto..

Não se trata apenas de dar paternidade do trabalho lançado ao Dino, mas de ter a elegância de reconhecer um trabalho de equipe; Estavam presentes todos os diretores e vários técnicos da Embratur. Nenhum deles foi citado. Era como a solenidade ocorresse por osmose e se a turma da Embratur não existisse. Leiam a seguir integra do discurso de 705 palavras e confira que a Embratur, a verdadeira anfitriã da solenidade, é citada duas vezes por obrigação protocolar. É a exportação para Londres da brigas políticas do Maranhão.


Discurso na integra do Ministro Gastão Vieira em Londres:

“É uma honra participar deste evento na presença da Excelentíssima Senhora Presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, dos (cita diversas autoridades presentes) , do Presidente da Embratur, Flávio Dino, representantes governamentais e demais autoridades. Em nome do turismo brasileiro, agradeço a presença de todos e a oportunidade de lançarmos, aqui em Londres, às vésperas dos Jogos Olímpicos, esta campanha de promoção internacional do Brasil.

O momento é muito oportuno, pois, a exemplo do Turismo, os Jogos Olímpicos constituem instrumento privilegiado de integração e congraçamento entre os povos.

A campanha "O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida" apresenta o Brasil como um país de cultura única e diversa: que inspira alegria e harmonia entre os povos, que propicia grandes experiências e encontros que só podem ser vividos lá.

Temos certeza de que a simpatia e receptividade do nosso povo são algumas das características mais marcantes de nosso país. E que a interação natural entre brasileiros e visitantes, o "querer" estar junto e o preocupar-se com o próximo, simbolizam o jeito caloroso do brasileiro, que em sua formação histórica recebeu outros povos num processo singular de miscigenação pacífica.

O Brasil vive um excelente momento. Somos protagonistas de um cenário que transmite credibilidade a empresários, investidores e, acima de tudo, turistas. Viajar não é mais artigo de luxo e já faz parte da prateleira de consumo de nossos cidadãos. 94 milhões de pessoas hoje formam a nova classe média brasileira e fazem parte de um mercado em amplo desenvolvimento.

Em 2011, o turismo mundial cresceu em média 3%. No Brasil, alcançamos o dobro: 6%. Com medidas de estímulo à cadeia turística e à qualificação de produtos e serviços, atingimos sucessivos recordes na movimentação de passageiros, receita cambial e criação de empregos formais no setor, que hoje somam 2,8 milhões em todo o país.

Estas são as credenciais de um país que obteve sucesso no controle da inflação, que pratica a responsabilidade fiscal, que conseguiu dinamizar seu mercado de consumo interno, retomando a trajetória de crescimento sustentado, a despeito das dificuldades decorrentes da crise econômica mundial.

O setor turístico é um instrumento seguro para abrir oportunidades que promovam o desenvolvimento socioeconômico, a inclusão social e a redução das desigualdades regionais.

Por isso, nossa visão futura é ambiciosa: em 2022, no ano em que celebraremos o bicentenário de nossa independência, queremos ocupar um lugar entre as três maiores potências turísticas do mundo.

Um passo essencial neste sentido é a modernização do produto turístico brasileiro, com melhoria em sua competitividade, mediante organização, inovações tecnológicas e pedagógicas, apoio à comercialização, qualificação de profissionais e gestores; outro é a diversificação das fontes emissoras de turistas para o Brasil. Este novo modelo turístico demanda um firme comprometimento com a valorização do patrimônio ambiental de nossos destinos.

No tripé crescer-incluir-preservar, a relevância estratégica desta filosofia de desenvolvimento transcende o legado meramente material. Só teremos atrativos turísticos amanhã se eles estiverem protegidos hoje; só conseguiremos sensibilizar visitantes conscientes se fizermos a nossa parte na institucionalização de práticas sustentáveis em nossos ecossistemas e em toda oferta turística.

Estamos preparando-nos para sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo FIFA de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Eles constituem motivo de comemoração para os brasileiros, pelas expectativas geradas e pelo empenho demonstrado na organização. Mais do que isso: eles são motivo de orgulho para todos nós, em todas regiões e Estados, com diferentes sotaques e histórias.

Gostaria de registrar aqui os parabéns ao governo britânico e às autoridades aqui presentes pela hospitalidade e pelo trabalho realizado para que a cidade pudesse receber os Jogos Olímpicos. Estamos aqui, com os nossos atletas, para competir, mais importante do que vencer.

Hoje, estamos aqui para divulgar nosso país, mas também para aprender. Juntamente com a bandeira olímpica, levaremos conosco as lições de competência e dedicação na organização do grande evento esportivo.

Temos um encontro marcado no Brasil. O país está de braços abertos para receber turistas de todo o mundo. Venham todos celebrar a vida conosco!

Muito obrigado e aproveito para chamar o presidente da Embratur, Flávio Dino, para em nome do Turismo Brasileiro, entregarmos uma pequena lembrança para a nossa Presidenta da República, Dilma Rousseff.


 
Por: *Cláudio Magnavita é presidente do Jornal de Turismo e membro do Conselho Nacional de Turismo

Extraido do Jornal de Turismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário