terça-feira, 24 de julho de 2012

Novela da Globo em São Luís e o turismo local

A Rede Globo de Televisão realizou no início deste mês, no Centro Histórico de São Luís, a gravação dos primeiros capítulos da próxima novela das 18 horas, Lado a Lado, com a atriz Camila Pitanga, que estréia em setembro. Durante o período de trabalho, várias ruas da Praia Grande foram interditadas, placas de estabelecimentos comerciais tiveram que ser momentaneamente retiradas e os comerciantes indenizados, já que nos dias de gravação o comércio nas artérias interditadas não funcionou.
 
A população teve acesso restrito aos espaços ocupados durante o trabalho de técnicos, atores e atrizes, figurantes arregimentados na cidade, diretores e o pessoal da produção dos três primeiros capítulos da novela. Lojas de artesanato, bares, restaurantes, livrarias, pousadas, lanchonetes e demais logradouros fecharam as portas nos locais das gravações. Pelo menos, a Globo não cobrou nada da prefeitura ou do governo do estado para fazer as suas gravações, desta vez. Deve ter sido pelo fato de que, numa gravação anterior de novela global, tendo como palco o mesmo cenário, a emissora teve que pagar indenizações para lojistas e moradores que a processaram em razão de prejuízos causados pela interdição do local.
 
Cabe lembrar que em várias ocasiões anteriores os atores maranhenses foram maltratados em tais situações, como aconteceu durante as gravações do filme de Andrucha Waddington, “Casa de Areia”, nos Lençóis Maranhenses, quando atores como Urias de Oliveira e outros foram obrigados a fazer refeições numa estrebaria...Quem não se lembra disso? 

O curioso é que o Centro Histórico de São Luís servirá de palco, na verdade, para uma ambientação que irá levar o telespectador a imaginar a cidade do Rio de Janeiro do início do século XX, o período de 1904 a 1915. Além de Camila Pitanga, destacam-se no elenco da novela Marjorie Estiano, Lázaro Ramos e Thiago Fragoso, com direção de Denis Carvalho. Toda a movimentação contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, com suporte realizado através da Secretaria Municipal de Turismo - SETUR, Secretaria de Trânsito e Transporte - SMTT e Secretaria de Segurança - SEMUSC. Esse apoio, naturalmente, mobilizou pessoal do funcionalismo, inclusive fora do expediente de trabalho, o que significou recursos públicos investidos.
 
Segundo o Secretário de Turismo de São Luís, Liviomar Macatrão, embora na novela da Rede Globo São Luís seja retratada como o Rio de Janeiro antigo, os atores globais se comprometeram em dar entrevistas falando sobre a capital maranhense em programas televisivos e em revistas especializadas, o que garantiria uma boa mídia para divulgar a São Luís como destino turístico, a nível nacional, já que se sabe do grande e inestimável potencial turístico que São Luís abriga, sobretudo neste momento atrativo envolvendo o momento histórico das comemorações pelos 400 anos da cidade patrimônio cultural da humanidade.
 
A promessa existe, agora se os globais vão cumprir, ah! Isso é outra história, uma vez que esses atores tem contrato com a Globo e tudo que fazem ou dizem tem que ter o aval da emissora. Se ela vai permitir ou liberar seus profissionais é outros quinhentos. É pagar pra ver!

Um comentário:

  1. Pelo menos a GLOBO providenciou o retoque "CENOGRAFICO" de alguns logradouros, o que a municipalidade naum fez, naum faz e nem fará (pelo menos nesta Gestão). Uma pena que a TV Globo naum adote nosso Centro Historico como cidade cenografica.

    ResponderExcluir