sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"Bumba, meu Brasil!" é tema da Semana de Cultura Popular 2012

Em comemoração ao Dia Internacional do Folclore, que acontece dia 22 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), realizará a Semana da Cultura Popular, no período de 20 a 24, realizada pela Superintendência de Cultura Popular (SCP), por intermédio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF). Por ser reconhecido pela vasta diversidade na área da cultura, o Maranhão cumpre o seu papel ao dispor à comunidade eventos de tal importância como esse.
 
Para o ano de 2012, a Semana de Cultura de Cultura Popular terá como tema "Bumba, Meu Brasil!", dando destaque ao Bumba-Meu-Boi valorizando os aspectos teóricos e artísticos dessa cultura regional que de maneira singular encanta turistas, estrangeiros e os conterrâneos da capital e do interior que vivenciam e se orgulham dessa cultura singular.
 
A programação do evento contará com exposições, oficinas, mesas redondas, palestra, programação cultural e cortejo de grupos de Bumba-Meu-Boi. Para iniciar a Semana, na segunda-feira (20), a abertura da Exposição "Bumba-Meu-Brasil", às 18h, na Galeria Zelinda Lima - Casa da Festa localizada na Rua do Giz, 221, Praia Grande - com lançamento do livro "Missa, Culto e Tambor" de autoria do professor Sérgio Ferretti, da Comissão Maranhense de Folclore. A programação cultural começa a partir das 19h30.
 
Na terça-feira (21), a programação começará a partir das 9h, no Teatro João do Vale, com a Mesa de Autoridades, com a palestra "Pesquisa Histórica Sobre o Bumba-Meu-Boi" ministrada pela professora Mundinha Araújo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); às 11h a apresentação de Bumba-Meu-Boi mirim, e a tarde no mesmo local, às 14h, Oficina de Bordados de Bumba-Meu-Boi.
 
A programação seguirá na Casa de Nhozinho às 16h, com Mesa Redonda com Amos de Bumba-Meu-Boi, em seguida será realizada a Oficina de Percussão de Sotaques, às 17h, na Casa da FÉsta, e para fechar o segundo dia, uma programação cultural, às 18h, na Praça Valdelino Cécio.
 
No Dia Internacional do Folclore (22 de agosto), a programação começará no Teatro João do Vale, às 9h, com a palestra "Bumba-Meu-Boi: Tradição e Modernidade" proferida pela professora Ester Marques, da Ufma; às 11h, o Auto do Bumba-Meu-Boi Infantil. A tarde, haverá o Programa de Salvaguarda do Bumba-Meu-Boi e Certificação do Bumba-Meu-Boi como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo MinC/IPHAN. Em seguida, às 18h, Programação Cultural na Praça Valdelino Cécio.
 
A quinta-feira (23), no Teatro João do Vale, às 9h, a Palestra "A Participação das Mulheres no Bumba-Meu-Boi" com a professora Maria da Glória, da Ufma; às 10h30, Mesa Redonda com Artesãos do Bumba-Meu-Boi. A tarde a programação será na Casa de Nhozinho, às 14h, com a Oficina de Bordados de Bumba-Meu-Boi, logo após haverá a Mesa Redonda com Amos de Bumba-Meu-Boi, às 16h, seguida de Oficina de Percussão de Sotaques na Casa da FÉsta, às 17h.
 
Para finalizar a penúltima noite da Semana de Cultura Popular, a programação cultural acontecerá, às 18h, na Praça Valdelino Cécio. O último dia de programação, 24 de agosto, às 16h, haverá o encerramento das Oficinas na Casa da FÉsta e, às 17h, Cortejo de Grupos de Bumba-Meu-Boi percorrendo o Centro Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário