terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lixo, buracos e mato deixam ruas do Centro em estado precário

Mato e muito lixo estão tomando conta de vias históricas como as ruas da Alegria e das Hortas, no centro de São Luís. Os moradores precisam tomar medidas paliativas, como capinar os meios-fios e tapar buracos no asfalto com pedra brita para contornar os problemas que se acumulam nas vias.

As ruas do Centro Histórico de São Luís são famosas pela beleza de seu conjunto arquitetônico, mas outro problema tem chamado a atenção de visitantes, pedestres e motoristas e tem se tornado alvo de constantes reclamações de moradores: a falta de manutenção dos logradouros históricos.

Na Rua das Hortas, o asfalto está repleto de buracos que atrapalham a passagem de carros. Segundo comerciantes da via, vários condutores tiveram prejuízos com seus veículos provocados pelos buracos. Cansados de aguardar pelo conserto das crateras, os moradores contrataram carroceiros para colocar restos de materiais de construção nas fendas da rua.

Na mesma via, outro problema encontrado são as calçadas quebradas, que atrapalham o trânsito de pedestres. Assim como os buracos nas calçadas, a grande quantidade de lixo espalhada pela rua também atrapalha as pessoas, obrigando-as a dividir o espaço no asfalto com carros e motocicletas, que trafegam muitas vezes em alta velocidade.

Rua da Alegria - Semelhante aos problemas da Rua das Hortas, a Rua da Alegria também apresenta muitos buracos. Vários remendos foram feitos na via, mas os buracos continuam aparecendo, pois o asfalto colocado sobre o calçamento de pedras está descascando por causa do fluxo intenso de veículos.

Para os moradores, os serviços essenciais de limpeza e manutenção da via têm sido enviados com a frequência normal para a Rua da Alegria. Mas as equipes não o estão realizando de forma eficiente, como frisou o morador José Lauande, que mora na via há mais de 20 anos.

Segundo ele, foi necessário fazer cobranças e dar orientações aos garis responsáveis pela limpeza da via para que não sobrasse lixo na porta das casas. “A gente procura limpar e cuidar da rua para continuar morando aqui. Eu gosto de morar no Centro e não troco minha casa por outro bairro da cidade, mas tem sido difícil continuar aqui porque parece que a rua foi esquecida”, afirmou José Lauande.

Jornal O Estado do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário