sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Maranhão precisa ter bons gestores, essa é a oportunidade…

Por Caio Hostilio   

No dia 13 de fevereiro do corrente ano publiquei a matéria “Quem geriu bem os municípios?”, onde mostrei que é preciso o Estado do Maranhão ter excelentes gestores públicos nos 217 municípios, que saibam de fato administrar bem os recursos públicos e efetuar planejamentos eficientes, tanto no que tange a busca da qualidade vida, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e o incentivo ao crescimento de investimentos, com atrativos bem elaborados.

Falei que uma gestão pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

Na matéria citei dos 217 gestores apenas os prefeitos Luiz Fernando e depois Gil Cutrim (São José de Ribamar), Deoclides Macedo (Porto Franco), Sebastião Madeira (Imperatriz), Júnior Marreca (Itapecuru), Liorne (Alto Alegre do Maranhão), Nilton da Silva (Anajatuba), Merciel (Grajaú) e Hilton Gonçalves (Santa Rita), se destacarem como excelentes gestores públicos.

Ora bolas!!! Esse estado se limitou a cobrar a responsabilidade pelo baixo IDH e pela péssima qualidade da educação do governador, quando os 217 gestores municipais recebem anualmente bilhões e bilhões, ultrapassando o orçamento do governo do Estado em quatro a cinco vezes, além de serem os responsáveis pelos ensinos: infantil e fundamental. Ninguém cobra nada sobre o paradeiro desses bilhões e nem dizem que se fossem aplicados corretamente, o IDH e a educação não estariam em péssima posição… Essa é a hora da resposta!!!

Volto a afirmar que Luiz Fernando mostrou ser um gestor público ímpar, pois administrou o município de Ribamar com inovações, como a implantação de duas escolas de tempo integral, melhorou a saúde pública, a infraestrutura, a geração de emprego e renda, criou projetos na agricultura e na pesca, estimulou o turismo, deu uma nova roupagem a administração e não atrasou salários… Por que os demais gestores não fizeram o mesmo? O seu substituto, Gil Cutrim, deu continuidade a tudo e vem inovando mais empreendimentos. 

O Deoclides Macedo foi outro que mostrou ser um gestor comprometido com a coisa pública. Sua visão de empreendedor deu um avanço, pois soube atrair investimentos. Está sabendo utilizar a Norte/Sul com uma visão futurista excelente. Aplica os recursos públicos de acordo com seus objetivos.

Os demais citados, também se sobressaíram dentro de suas características… Porém muitos não estarão mais disputando essas eleições… Que pena!!! O Gil Cutrim e o Madeira estarão na disputa, mas o restante será uma incógnita…

Por outro lado, surgem nomes que podem retomar gestões que foram excelentes e comprometidas com a coisa pública e com o bem-estar da coletividade.

É o caso de Teresa Murad/Neusa Muniz em Coroatá, que se vencerem, resgatarão o que antes foi um município reconhecido até pela TV Escola como tendo a melhor escola de ensino fundamental do Nordeste em 2001 – O Complexo Educacional e o único município brasileiro a ter uma escola técnica em nível de ensino fundamental no Brasil – a Escola Agrícola. A Neusa tem grande conhecimento em políticas públicas.

Chico Gomes em Viana, sua capacidade técnica em gestão pública e seu comprometimento com o bem-estar da coletividade, principalmente com a aplicabilidade dos recursos dentro dos seus objetivos.

O retorno de Filuca Mendes em Pinheiro, que fez uma gestão naquele município promissor e de desenvolvimento.

Em Timon tem dois grandes nomes: Alexandre Almeida e Luciano Leitoa. Ambos são preparados para dar uma nova visão de desenvolvimento aquela cidade… Eles debaterão os problemas daquele município em alto nível… Se ali fosse uma disputa entre os dois, seria a disputa mais democrática do Estado.

Magno Bacelarem Chapadinha. Oseu retorno é a volta dos investimentos, da educação de qualidade e da saúde para o município, haja vista que o existente foi ele quem levou pra lá… Da universidade, passando pelo asfaltamento das ruas até o hospital.

Miriam Rocha em Cantanhede. Suaeleição é o resgate das políticas públicas e do empenho de uma gestão para as aplicabilidades dos recursos dentro de seus objetivos.

Vete Botelho em Itiga. vem mostrando uma boa gestão. 

Sisto em Bacurituba. Tem experiência e capacidade em fazer uma excelente gestão. 

Mary Guerreiro em Guimarães. Promete. Em suas falas mostrou conhecimento em gestão pública e vontade de mudar a realidade. 

Ami em Carutapera. Fez uma boa gestão e cumpriu com as aplicações dos recursos públicos.

O Carlinhos Amorim em Imperatriz. Um homem público comprometido com a transparência na gestão pública e pelo bem-estar da coletividade.

Nos demais municípios… Espero conhecer melhor os que estão concorrendo com que estão lutando pela reeleição e aqueles que são novos no cenário…

Será que o Maranhão mudará? Vai depender dos eleitores, nas escolhas desses novos gestores municipais!!!

Fonte: http://caiohostilio.com/

Um comentário:

  1. Magno Bacelarem Chapadinha. O seu retorno é a volta dos investimentos, da educação de qualidade e da saúde para o município, haja vista que o existente foi ele quem levou pra lá… Da universidade, passando pelo asfaltamento das ruas até o hospital.
    "De onde vc tirou essas informaçoes". O retorno de Magno seria um retrocesso e Chapadinha com certeza, seria um lugar melhor pra se viver sem as Gestoes de Magno. 2+1=12 anos (esta última Gestao(Danubia) é notorio e sabido q ele q dava as cartas.

    ResponderExcluir