terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os 10 mandamentos do Rally dos Sertões

É preciso muito mais do que estrutura para encarar o Rally dos Sertões - principalmente ir até o fim e subir a rampa de chegada -, seja qual for o grau de dificuldade. É sempre um conjunto entre equipe de apoio, piloto, navegador, equipamento, resistência e estratégia.

Não adianta muita coisa acelerar para ganhar nos primeiros dias e correr o risco de ficar de fora no final. Poupar o carro no começo pode ser bom para quem quer apenas chegar ao final, mas não se importa com uma boa colocação.

A parte mais crítica num rali cross country é quando vem pela frente uma etapa maratona. Quando essa etapa maratona acontece no Jalapão, a atenção e a tensão são ainda maiores. Agora pense que o Jalapão vai ser a segunda etapa maratona da competição. O Sertões não é tarefa fácil pra ninguém.

Ano passado, os navegadores Kleber Cincea e Beco Andreotti, que fazem dupla com Marcos e Christian Baumgart, respectivamente, prepararam uma "cartilha" com os 10 mandamentos do Rally dos Sertões. A "brincadeira" serve para alertar os competidores veteranos e novatos que vão desafiar a competição na edição histórica de 20 anos.

A ansiedade parece que já está bem presente na vida dos dois autores. Bem humorado, Beco está tão ansioso para colocar os mandamentos em prática que acha que apenas um Sertões por ano é pouco. "Um ano de espera entre duas edições é muito tempo, podia ter duas por ano. Nessa última semana já estou até acordando mais cedo". Cincea está tão ansioso quanto Beco. "A vontade de ir logo pra São Luís é grande. Os 15 dias antes da viagem são os mais difíceis", completa o navegador.

Mandamentos:
1-) Respeitarás e honrarás o Jalapão. Ele merece;
2-) Não vencerás o rali no primeiro dia, mas poderás perde-lo;
3-) Esqueça o rádio quando estiveres em zonas de radar;
4-) Acreditarás em teu navegador, mesmo que ele esteja errado;
5-) Estarás sempre preparado. Para tudo;
6-) Atuarás na prevenção dos problemas;
7-) Farás sempre o bem para as comunidades por onde passardes;
8-) Incentivarás sempre sua equipe e seus mecânicos. Eles são os vencedores;
9-) Você pode ter 10, 15 ou 20 Sertões nas costas. Mas mesmo assim, você sempre aprende algo novo.
10-) Na dúvida, ACELERA.

O Rally dos Sertões terá sua largada no dia 18, em São Luís (MA), e chegada no dia 29 em Fortaleza (CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário