quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Poluição das praias afeta turismo em São Luís, dizem empresários

As condições de balneabilidade da maioria das praias da Região Metropolitana de São Luís, além de trazer desconforto para os ludovicenses por causa da poluição, afetam diretamente o turismo na cidade. Na opinião de muitos especialistas do setor, que participaram de uma reunião na manhã de ontem, promovida pelo São Luís Convention & Visitors Bureau (SLCVB), é necessária uma atuação mais eficiente por parte do poder público para resolver o problema da poluição das praias poluídas.

Em julho deste ano, mês de férias, o setor hoteleiro de São Luís registrou uma baixa considerável na ocupação em relação ao mesmo período do ano passado. A ocupação dos hotéis, que em julho de 2011 foi de 80%, este ano atingiu apenas 65%, segundo dados SLCVB, que atribui essa inibição do turismo às condições impróprias das praias da cidade para banho. Donos de bares e restaurantes localizados na orla reclamam que o movimento caiu 30% este mês.

Ontem, empresários e especialistas do setor turístico da capital maranhense reuniram-se no Pestana São Luís Resort Hotel, no Callhau, onde o diretor-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, apresentou as ações desenvolvidas pelo órgão em prol do desenvolvimento do turismo brasileiro. Na ocasião, SLCVB mostrou o planejamento estratégico que será posto em prática na capital neste segundo semestre.

Balneabilidade – Entre os participantes do evento, além de donos de bares, restaurantes e hotéis de São Luís, estava o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotel no Maranhão (ABIH), João Antônio Barros Filho, que destacou que a rede hoteleira da capital maranhense está em plena expansão e preparada para receber os turistas que chegam até a cidade. Na opinião do empresário, é importante que o poder público competente ofereça opções adequadas de lazer para as pessoas que visitam São Luís e, entre tais opções, estão as boas condições de baneabilidade das praias.

“Temos pesquisas feitas pela Fundação Getúlio Vargas [FGV] que mostram que o setor industrial de turismo no Maranhão cresceu 84%. Isso mostra que nós estamos preparados para receber o turista. O nosso grande problema hoje em São Luís é a falta de infraestrutura. Nossas praias estão interditadas. O setor empresarial está se mobilizando, mas quando nós dependemos da área governamental, temos um déficit muito grande que deve ser urgentemente tratado e visto com outros olhos”, afirmou o presidente da ABIH. Segundo ele, seria necessário um maior investimento por parte do poder público competente para a resolução do problema.

A presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Marizinha Raposo, compartilha a opinião. “O problema da balneabilidade das praias de São Luís é uma questão séria e também está em outras capitais do Nordeste. É necessário que os empresários busquem outras opções de lazer para os turistas. Nós temos opções e elas devem ser consideradas”, disse.

Jornal O Estado do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário