segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Professores, colaboradores e tutores do UemaNet apresentam artigos científicos no ESUD 2012

Durante três dias, de 19 a 21 de agosto, professores, colaboradores e tutores do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet apresentaram trabalhos no IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2012, que aconteceu em Recife-PE.

Os trabalhos apresentados foram os seguintes:
- Relações entre tutores no curso de Administração Pública da UEMA: formação de uma grande equipe, de autoria de Amanda Aboud (Coordenadora de Tutores do Curso de Administração Pública do UEMANET/UEMA). “O curso trabalha com um único tutor do início ao fim. Então, nós formamos uma equipe como forma do tutor ter mais comprometimento com a formação do aluno. Como interagir os alunos, os tutores a distância e os presenciais com os 30 polos onde acontecem os cursos, mantendo um padrão de atendimento de qualidade. Para fazer isso escolhemos um modelo de comunidade e aprendizagem para fazer essa formação, que é dividida em quatro etapas, desde a identificação de quem conhece o quê até o último que é o compartilhamento e apoio da Instituição nesse processo. Identificamos as capacidades e habilidades de cada um e depois damos suporte para que haja uma troca de experiências e superação entre eles. Cada turma que entrar passará por esse processo”, disse Amanda.

- O curso de Mediação em EAD na capacitação de tutores: uma experiência da Universidade Estadual do Maranhão através do Núcleo de Tecnologias para Educação, de Carlos Wellington (Tutor do UEMANET) e mais alguns companheiros. “O que pretendemos analisar nesse trabalho é justamente a percepção dos alunos, que estão cursando o curso Mediação em EAD, se o curso cumpre os objetivos pretendidos em relação a questão da capacitação do tutor para que ele trabalhe na educação a distância. A conclusão é que o curso cumpre sim com o seu papel de desenvolvimento e formação profissional”, contou Carlos.

- A necessidade do estudo do usuário da informação no ensino a distância: um estudo de caso do curso a distância de Licenciatura em Filosofia da UEMA, produzido por Tatiana Alves Ferreira (Assistente da Biblioteca do UEMANET). “O objetivo do trabalho é conseguir estabelecer o perfil do aluno do ensino a distância para que através desse perfil detectar quais são as informações que ele mais busca, suas dificuldades em buscar essas fontes e se eles precisam de treinamento para utilizar as fontes digitais. Para, assim, poder desenvolver métodos e técnicas para oferecer a esse aluno fontes informacionais de qualidade ou treiná-lo para que ele possa saber a maneira correta de buscar essas fontes”, destacou ela.

- Pesquisa Acadêmica e Desenvolvimento: uma experiência do curso de Especialização em Educação do Campo na modalidade a distância, de Maria de Fátima Rios e Adriana Araújo Coelho, do setor de Formação de Competências UEMANET. “Esse artigo tem uma grande importância que é socializar o fato de que a UEMA implantou um curso de Especialização em Educação do Campo a distância, que é pioneiro no Brasil. Destacamos no trabalho a importância das linhas de pesquisa adotadas no curso na direção do desenvolvimento da região: A educação a distância e a educação do campo; a história da educação do campo e os movimentos sociais e as questões agrárias ambientais; e práticas pedagógicas em educação do campo e gestão educacional no campo e do campo”, falou a Profª Fátima Rios.

- A dimensão acadêmica e científica na função do tutor: uso de ferramentas e trilhas de superação, de Kate Lis (Coord.Tutores de Pedagogia), Heloísa Varão (Diretora do curso de Pedagogia do UEMANET) e Danielle Fernandes (Coord.Tutores e-Tec). “A pesquisa foi feita justamente para encontrar subsídios sobre a função do tutor. Então, trabalhamos com os tutores para saber como ele se vê na sua função. E após as entrevistas chegamos a conclusão que além do mediador, do conhecimento, da disciplina, do conteúdo, o tutor a distância é aquele que vai incentivar, motivar, se comunicar com o aluno, liderar. Então, a função dele vão muito além do mediador do conhecimento”, enfatizou Kate.

- Desafios do ensino da Filosofia na UEMA: experiências do ensino de Filosofia na modalidade a distância, Profª.Leila Amun (Diretora de Filosofia do UEMANET). “A partir da constatação de uma realidade bastante plural na vida pregressa dos nossos alunos esse trabalho mostra a maneira dos alunos filosofarem conjuntamente através da linguagem mais universal de todas, que é a música. Então, os nossos alunos ao mesmo tempo em que desenvolvem atividades acadêmicas, tendo a música como elemento de animação, eles estão se preparando para o ENADE. Essa é a nossa grande preocupação. Isso tudo dentro do Projeto Mora na Filosofia”, realçou a professora.

- Educação a Distância: Dificuldades e possibilidades no curso de Especialização em Educação do Campo no Maranhão, de Graziela Gonçalves (Setor de Avaliação Institucional), Ilma Pinheiro (Coord.de Tutores da Especialização em Educação do Campo) e Ilka Márcia Serra (Coord.da Especialização em Educação do Campo - UEMANET). “Esse foi um estudo realizado no município de Santa Inês, apesar do curso ser ofertado em 20 municípios, mas nessa cidade foram três turmas com 75 alunos. Então, o trabalho é um estudo das dificuldades e possibilidades tanto dos alunos quanto dos tutores. As dificuldades dos alunos giram e torno do Ambiente Virtual de Aprendizagem, as tecnologias, porque eles moram na zona rural. E a dificuldade do tutor é chamar esses alunos. Mas isso já era de se imaginar uma vez que o aluno mora na zona rural e não tem acesso a internet. E em relação às possibilidades nós tivemos êxito, porque o tutor e o aluno aprenderam muito mais sobre a Educação no Campo, sobre as diretrizes, as políticas voltadas para a área. Temos uma nova oferta para o próximo ano e a expectativa é que tenhamos um bom resultado também”, explicou Ilma.

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