sábado, 8 de setembro de 2012

Prefeitura realiza festa apoteótica na virada dos 400 anos de São Luís; e bolo gigante


O espetáculo acrobático da companhia francesa Les Passagers foi o ponto alto das apresentações na Praça Maria Aragão
Uma bela festa, repleta de emoções, surpresas e muita animação marcou a passagem do aniversário dos 400 anos da fundação de São Luís. A Prefeitura de São Luís ofereceu ao público ludovicense, na noite de sexta-feira (7) para sábado (8), na Praça Maria Aragão, uma programação digna do quarto centenário da cidade, que culminou com o espetáculo acrobático da companhia francesa Les Passagers, além de shows de talentos locais, bandas e grupos folclóricos, apresentações teatrais e de dança. Milhares de pessoas lotaram a praça para prestigiar o evento.

A Virada Cultural teve início às 20h com o show do cantor e compositor maranhense Alysson Ribeiro, que deu o pontapé inicial da festa. Logo após, subiu ao palco a banda Metrópole, tocando uma variedade de estilos que empolgaram bastante o público, que se mexiam e dançavam ao som do ritmo contagiante do grupo. Não deixando ninguém desanimar, a banda de forró Puxa o Fole deu continuidade à festa.

No intervalo das atrações, aconteceu o “Momento Poético”, em que atores interpretaram fragmentos de obras e poesias de escritores maranhenses. O poema Canção do Exílio, do maranhense Gonçalves Dias, fez o público se emocionar com cada verso declamado de um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil. A mescla de nostalgia e nacionalismo passada pelo escritor foi revivida por cada um presente na praça.

A presidente de honra do Conselho Gestor dos 400 anos, primeira-dama Gardênia Ribeiro Gonçalves, destacou a vasta e diversificada programação preparada pela Prefeitura de São Luís para comemorar os 400 anos de fundação de São Luís.

“Estamos felizes com a grande participação da população nesta grande festa oferecida pela administração municipal, que inclui shows, espetáculo acrobático francês, bolo gigante, poesia, serenatas, entre outros. Procuramos valorizar nossos artistas locais, nossa cultura, e a festa não vai acabar, pois ainda teremos vários outros eventos no decorrer do ano para celebrar esse tão importante momento para a nossa cidade”, frisou Gardênia Gonçalves.

Para contar a história da fundação de São Luís desde a chegada dos franceses até sua expulsão pelos portugueses, foi apresentado, num telão montado na Praça Maria Aragão, o curta-metragem “Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís”, de Joaquim Haickel e Iramir Araújo. De maneira bem didática, em forma de animação, foram dez minutos de pura história, de uma forma nunca contada antes. A narração do filme foi realizada pelo ator e dublador Isaac Bardavid.

Ponto alto – O ponto alto da festa foi o espetáculo acrobático “Sonhos de Daniel de La Touche”, produzido pela companhia francesa Les Passagers, especialmente para a ocasião.

O espetáculo, que conjuga uma mistura de dança e acrobacia, mostrou a história da fundação da cidade, a chegada na ilha de Upaon-Açu, as lutas, suas belezas naturais e os casarões. A linguagem corporal, através da representação teatral, projeções de imagens e música levaram os presentes ao delírio. Chamou a atenção de todos os bailarinos descendo de cima através de cordas, numa sincronização de movimentos e imagens mostradas na tela.

A apresentação foi composta de 40 bailarinos e grupos locais e mais 12 acrobatas franceses, que se apresentaram em um palco de 16 metros de altura e 30 metros de comprimento. Cada parte do espetáculo trazia um olhar sobre a cidade de São Luís, como as batalhas pela conquista da cidade, a cidade contemporânea, o terrismo e o mar e a futura cidade a ser faita. Cada parte tinha um figurino diferente, uma trilha diferente e imagens projetadas de acordo com a capital maranhense em um tempo passado e olhar de seu futuro imaginado. Muitos efeitos, luz e técnica impressionaram a cada um dos que acompanhavam a apresentação, uma das mais belas que já passaram pela praça Maria Aragão.

A dona de casa Rosário da Silva, 41 anos, moradora do Centro, chegou cedo ao evento. Acompanhada de um dos filhos, ela disse que era a primeira vez que participava de uma comemoração do aniversário da cidade. “Ficou tudo lindo, muito organizado. Gostei de todas as atrações, estou contagiada com tudo o que vi. Valeu a pena, a festa ficou a altura do aniversário da nossa querida São Luís. Parabéns aos organizadores”, declarou.

Faltando dois minutos para a meia-noite, foi realizada uma contagem regressiva no telão. Logo nos primeiros minutos do grande dia em que São Luís completou seu quarto centenário, o Coral São João interpretou o hino “Louvação a São Luís” e canções da musica popular maranhense. Na sequência houve um grande show pirotécnico.

Participaram da festa o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, representante da família real do Brasil, a deputada estadual Gardênia Castelo, secretários municipais, convidados e o público geral.

Capsula do Tempo – Na ocasião da Virada Cultural, o coordenador executivo do Programa São Luís 400 anos, Sofiani Labidi, fez a apresentação do projeto Capsula do Tempo. Fotografias e imagens aéreas de São Luís em 2012, registro do trânsito, recorte de artigos de jornais sobre os 400 anos, depoimentos de pessoas, poemas em homenagem ao quarto centenário da cidade serão colocadas na capsula, tudo de forma digitalizada.

A capsula será enterrada no dia 7 de dezembro deste ano, quando São Luís comemora 15 anos do título de cidade Patrimônio Histórico da Humanidade, e será desenterrada em 2112, isto é, daqui a 100 anos. O local ainda será definido. “O objetivo é eternizar esse momento para que as gerações futuras possam ver esse registro”, explicou Sofiani Labidi.

Bolo gigante na Avenida Pedro II
Com diversas manifestações culturais e um bolo gigante, de seis toneladas e 400 metros de extensão, a Prefeitura de São Luís realizou, na manhã deste sábado (8), uma grande festa popular na Avenida Pedro II, em comemoração aos 400 anos de São Luís.

Logo no início da manhã, diversos grupos de tambor de mina subiram a Rampa do Palácio, rumo à Avenida Pedro II com o Cortejo de Orixás. Outras manifestações, como grupos de bumba-boi e de tambor de crioula, se juntaram ao cortejo, que seguiu até a Catedral da Sé.

A festa, animada também pelo Coral de São Luís, ganhou ritmo de apoteose, quando a multidão passou a cantar os tradicionais “parabéns”. O corte simbólico do bolo gigante foi feito pela presidente de honra do Conselho Gestor dos 400 anos, primeira-dama Gardênia Ribeiro Gonçalves, na presença de lideranças comunitárias, de dirigentes de entidades empresariais e de um convidado especial, o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, representante da família real do Brasil.

“Esta festa é do povo. É o povo que neste momento faz o abraço à nossa cidade, com toda sua cumplicidade, com seu sorriso e com sua alegria, na celebração desta grande festa, que vai ficar para sempre na memória da nossa gente e na história da nossa cidade”, declarou dona Gardênia.

A festa, que ganhou todo o apoio de efetivos do Exército, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, teve um momento especial com o Coral de São João, que entoou o Hino Oficial da cidade, como também músicas de compositores maranhenses que fazem homenagem à cidade de São Luís.

Após o corte simbólico do bolo gigante, que foi oferecido ao público, juntamente com o tradicional Guaraná Jesus, a multidão entrou na Igreja da Sé, para assistir à celebração de uma missa em Ação de Graças pelos 400 anos da capital maranhense.

Reprodução do John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário