quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A dor e a delícia de viajar

Beatrice Borges*


Viajar causa uma transformação em nossas vidas! Viajando você consegue renovar-se, estabelecer uma nova relação com o mundo, transformar-se!

Enquanto você viaja, o seu mundo fica diferente. Fica tudo azul de bolinha cor de rosa, travestido de alegria, curiosidade e satisfação, não é mesmo? Mas quem foi que disse que viajar é só pegar a mochila e sair por aí?

Uma viagem requer muito tempo, preparação, disponibilidade e paixão. A fase anterior ao embarque e o momento de volta ao lugar de origem também marcam o seu roteiro turístico. As três fases da viagem juntas compõem um dos maiores desejos dos povos da terra: conhecer lugares, culturas e povos com hábitos diferentes dos seus.

Resolvi dividir as fases de uma viagem de acordo com a revolução que acontece em mim e as denominei de “pré-viagem”, “trans-viagem” e “pós-viagem”. Vamos a cada uma delas? 

A Pré-viagem
Aqui você decide que vai viajar. Vê uma propaganda, escuta algum comentário estimulante ou realiza um sonho antigo. O fato de viajar já entra em sua vida revolucionando seu sono, seus pensamentos e o seu dia-a-dia. Acessar a internet facilita saber sobre os detalhes, os recantos, os depoimentos de quem já foi e a programação local. A partir daqui, muda-se o figurino, o cabelo e até um check up entra no check list pessoal de cada um.

São meses, semanas e dias recheados de ansiedade, desejo e correria pra ficar tudo pronto. Há aqueles que dizem que a pré-viagem é até mais excitante, porque geralmente se gasta mais tempo nas preparações do que no lugar visitado – e isso é fundamental para o sucesso da sua viagem.

Checar os horários de saída, de chegada, se a memória da máquina é suficiente, a previsão meteorológica, confirmar as reservas no hotel e os passeios são itens essenciais, pois se um desses dando errado ou não se realizando a contento, as  lembranças ficarão manchadas e viagem não será plena.

A Trans-viagem
Eis que chega o dia e você acaba de lembrar que se esqueceu de uma coisinha. É sempre assim! A viagem mexe tanto com a gente que ao se aproximar o dia “V”, o cérebro só pensa em estar no lugar escolhido, não mais com os detalhes da bagagem, o que é perfeitamente perdoável, na minha opinião!

Ver de perto todos os atrativos do destino dão a sensação de felicidade plena. Tudo é festa e alegria. Todo detalhe é digno de uma foto. Os momentos são comemorados e você acaba pecando algumas vezes por excesso de programação. Volta pro hotel exausto, mas feliz por estar aproveitando todos os segundos da sua viagem. Os verbos dormir e descansar são abolidos completamente do vocabulário e você conta os dias pra ficar mais naquela vida. Os pormenores locais como as comidas típicas, o modo de vida, o sotaque e a forma de se vestir das pessoas do lugar compõem as suas lembranças. Você experimenta de tudo e assim o intercâmbio de culturas e gestos vai acontecendo e embebedando a sua mente.

Ah, viajar... Privilégio de poucos hoje em dia. No Brasil, por exemplo, uma estatística não oficial afirma que menos de 10% dos brasileiros pode realizar tal façanha. Quase 75% da nação ainda não conseguiu entrar num avião e com o tamanho continental do nosso País, essa estatística pode ter, sim, fundamento.

Viajar ainda garante um status interessante perante a sociedade e para muitos, se alguém “é viajado” é porque é culto, tem muita vivência e pode ensinar aos outros.

Trazer “lembrancinhas” do lugar visitado garante na memória a chama da viagem. Mesmo depois de bastante tempo, rever o souvenir traz as cores e o cheiro do lugar.

Saber que a viagem está acabando também revoluciona o pensamento e a saudade dos pontos visitados é sentimento constante. A mala, agora, tem mais peso, a camiseta de volta traz estampada um dos atrativos visitados e a ansiedade se transforma em saudade de casa.

A Pós-viagem
O cheiro do seu lugar de origem só ele tem. O céu também. Voltar pra casa dá segurança e racionalidade. A vontade de dormir em sua cama apaga por alguns momentos as lembranças da viagem e você fica feliz por estar de volta são e salvo. É hora de distribuir presentinhos, mostrar fotos, reunir os amigos para contar tudo e lembrar com melancolia.

Desarrumar a mala é a parte mais dolorida. Embora você esteja descansado mentalmente, o que quer mesmo é falar do seu aprendizado e gritar para o mundo que você viajou. Uma viagem desintoxica a vida e renova as esperanças, mas a vida vai aos poucos voltando à sua dinâmica e você se conforma com o seu dia-a-dia. Passado um tempo, a fase da pré-viagem está de volta à sua vida, graças a Deus...

* Turismóloga/Colunista do Jornal Cazumbá
www.ocioviagensegastronomia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário