quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Congresso da ABAV se despede do Rio de Janeiro

O Congresso da ABAV (Associação Brasileira da Agências de Viagens) e a Feira das Américas foram realizados no Rio de Janeiro pela última vez, pelo menos consecutivamente.

A partir do ano que vem, e no mínimo pelos próximos tres anos, o evento acontecerá em São Paulo. Uma decisão política, mas, no fundo, o que conta são os acordos e o apoio do trade turístico local. O ideal seria retorná-lo à itinerância, como no passado, inclusive realizá-lo novamente em Belo Horizonte.

O congresso e feira de 2012 mostraram que as empresas se mexem buscando adaptações às mudanças do cenário. O que deu para captar do “espírito” do evento, além de poucas modificações e enxugamento, é que as agências estão buscando novos caminhos, após o risco de serem eliminadas da cadeia produtiva do turismo com a entrada das cias aéreas e hotelaria vendendo diretamente ao consumidor via web.

Atualmente, as ferramentas tecnológicas não são apenas facilitadoras do dia a dia dos profissionais do turismo. São essenciais no relacionamento com o cliente. Algumas empresas se especializaram em tecnologias de relacionamento com o mercado e as agências on line já fizeram volume na ABAV 2012. Estavam presentes mais de uma dezena de empresas especializadas em relacionamento on line com o cliente.

Empresas como a Decolar.com, com faturamento que chega a R$4bilhões, marcando presença na feira, que gerou até protesto por parte de alguns agentes de viagens; ou a americana Travelport, presente em 170 países, com cerca de 3.500 funcionários e receita de 2 bilhões de dólares em 2.011. Os números impressionam.

A verdade é que a tecnologia não é mais apenas ferramenta administrativa a serviço do agente de viagens. O mundo virtual é pano de fundo indispensável e instrumento efetivo junto ao cliente. Ou se adapta ou sucumbe-se.

Por Paulo Queiroga (jornalista e correspondente do Diário de Turismo em Minas Gerais)

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