quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Conselho Indígena de Roraima recebe o prêmio espanhol 'Bartolomé de las Casas'

O CIR se dedica a lutar pelos direitos dos povos indígenas de Roraima.
O governo espanhol vai entregar no dia 19 de outubro, no Palácio da Zarzuela, o prêmio 'Bartolomé de las Casas 2011', concedido nesta edição à organização brasileira CIR (Conselho Indígena de Roraima).

O coordenador geral do CIR, o índio wapixana Mário Nicácio, visitará Madri nos próximos dias para receber a distinção.  Uma conferência está prevista para quinta-feira 18 de outubro, às 19h, na Casa de América, e na manhã de sexta-feira 19 o líder indígena receberá das mãos do Príncipe das Astúrias o prêmio concedido ao CIR.

A escolha do CIR como vencedor foi unânime, em reconhecimento do extraordinário trabalho desenvolvido pela organização nas áreas de saúde e educação dos povos indígenas do estado de Roraima durante os mais de 30 anos de sua existência.


'O CIR e os povos indígenas de Roraima nos sentimos honrados com este reconhecimento importante do governo espanhol e de muitas outras pessoas e instituições. Isso nos motiva a continuar lutando, com ainda mais esforços, pelos direitos dos nossos povos em Roraima, no Brasil, e ao redor do mundo', afirmou a organização quando soube que foi a vencedora desta edição do prestigioso prêmio.

Um dos grandes êxitos do Conselho Indígena de Roraima foi sua campanha pela demarcação do território Raposa Serra do Sol, que agora é o lar de cerca de 20.000 índios de diferentes tribos. Depois de vários anos de campanhas dirigidas pelo CIR, Survival International e outras ONGs do Brasil e outras áreas, a área de Raposa-Serra do Sol foi reconhecida legalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 15 de abril de 2005.

O CIR segue dedicando seus esforços para lutar pelos direitos dos povos indígenas e se dedica especialmente a impedir a possível construção de uma barragem em Raposa-Serra do Sol e também ao problema da mineração ilegal no território yanomami.

A Survival International apoiou a candidatura do CIR para o Prêmio Bartolomé de las Casas. Baixe a carta de apoio ao CIR enviada pela Survival.

Enviada pela ONG Survival International

Nenhum comentário:

Postar um comentário