quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Último dia da Exposição França Equinocial para sempre

*Antonio Noberto

La festa appena cominciata é già finita (A festa mal começou e já acabou), é assim que começa a música Canzone per te, ganhadora do festival de San Remo em 1968, na voz de Roberto Carlos. Com a mesma brevidade também acaba a nossa festa, a Exposição França Equinocial para sempre, grande sucesso de público e crítica durante as comemorações do quadricentenário de São Luís. A Exposição, segundo algumas personalidades do Maranhão, foi “mais que um sucesso, um recorde de público”; “um dos maiores eventos culturais dos quatrocentos anos”. Foi sem dúvida uma grande sacada, um evento casado com a história e com o modo de ser dos ludovicenses. Algo que tem a ver com a intimidade dos moradores locais, pois simpáticos a esta temática, historicamente reprimida. Foram quase três mil visitantes em menos de um mês, que se demonstraram bastante entusiasmados e até surpresos com o acervo e a bela história, pois perceberam que o evento agrega valor à cidade e aos seus moradores.

O visitante encontra entre as peças do acervo imagem de algumas personalidades que estiveram em São Luís no evento de fundação da Nova França no Maranhão, em 1612, além do rei Luís XIII, mapas da França, de Saint-Malo, Paris, Poitou, Loudun, dois mapas mundi do período das descobertas das Américas, do Maranhão, de São Luís, Brasão de La Ravardière, a relação de muitos nomes de franceses que estiveram aqui à época, transcrição de vários documentos relativos ao Maranhão francês, entre os quais as Leis fundamentais decretadas na Ilha do Maranhão, a Carta da rainha regente Maria de Médici a La Ravardière, dentre outras peças. No local o visitante pode adquirir o livro e o álbum França Equinocial, uma história de 400 anos, que contem parte considerável do acervo.

A Exposição foi idealização nossa. Dividimos a coordenação e curadoria com as historiadoras e pesquisadoras Clores Holanda e Joana Bittencourt. A realização foi do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e da Aliança Francesa de São Luís. Com o apoio do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Palácio Cristo Rei, Folhagem (Reginaldo Silva), Bus Transportes e Cia Beto Bittencourt.
Entre os visitantes, o Embaixador da França no Brasil, o ministro do Turismo, o secretário de Estado de Turismo, escritores, professores, magistrados e membros do Ministério Público, e diversas outras autoridades. Os franceses que estiveram aqui durante o período das comemorações, se surpreenderam com a Exposição e com a capacidade da cidade em racionalizar esta história. Ficaram encantados!

A exposição tinha a pretensão de se estender até o fim do ano, mas em razão da intensidade do vento – o que vem trazendo preocupação aos coordenadores em decorrência da possibilidade de dano ao acervo – preferiu-se a suspensão da mesma, com a observação da possibilidade de retorno em um outro momento. Se você ainda não visitou a Exposição França Equinocial para sempre, ainda dá tempo. Ela estará aberta ao público até as 18h de hoje, no Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, São Luís - MA.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização da Exposição e a prestigiaram, em especial a imprensa maranhense e aos amigos das mais diversas redações, ao amigo artista plástico Rogério Martins, à presidente do IHGM, Dra Telma Bonifácio Reinaldo, ao reitor da UFMA, Dr. Natalino Salgado, ao reitor da UEMA, Dr. José Augusto Oliveira, ao paisagista Reginaldo Silva, às amigas Clores Holanda e Joana Bittencourt, à professora Janete Chaves (IFMA), aos monitores Vitor Fernando, Vanessa Correa, Érica Gomes, Iracema Rodrigues e Suelma Melo, aos diagramadores Felipe Freire, Marcos Caldas e Natália Freitas, e a todos aqueles que, direta e indiretamente, participaram e apoiaram o evento.

*Idealizador e curador da Exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário