quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2012, Um Ano de Recordes para o Turismo*

No primeiro domingo de dezembro, a Embratur deu início a uma importante atividade relacionada com a megaexposição de imagem que o Brasil terá por conta dos megaeventos. Trouxemos 22 jornalistas de 7 países para que conhecessem as 6 cidades-sede da Copa das Confederações, evento que ocorre no ano que vem e que funciona como um teste organizativo para a Copa do Mundo.

A Embratur está levando esses 22 jornalistas em visitas guiadas às obras dos estádios e a pontos turísticos. O resultado desses mais de 10 dias de visitas serão dezenas de reportagens sobre o Brasil divulgadas em todos os continentes do planeta. Pessoas de vários pontos do mundo poderão ler textos e ver imagens que explicam como são nossas cidades, nosso povo, nossos costumes e nossas belezas.

E este é apenas o início da megaexposição que o país terá nos próximos anos, atualizando a imagem que o restante do mundo tem do Brasil, permitindo que mostremos nossos principais atributos: a hospitalidade de nosso povo, a beleza de nossas paisagens, a originalidade da nossa cultura e a pujança de nossa economia.

Com esta press trip que estamos realizando, penso que a Embratur fecha com chave de ouro um ano muito produtivo. Realizamos, em 2012, as 6 primeiras edições do Goal to Brasil, uma série de eventos voltados diretamente para os operadores do turismo e jornalistas dos nossos principais mercados emissores. Assim, a Embratur reuniu mais de mil profissionais na Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, França e Portugal.

Também este ano, demos início ao projeto Turismo Sem Limites, que trouxe, pela primeira vez, jornalistas e formadores de opinião com deficiência, para que conhecessem os destinos turísticos brasileiros adaptados a esse público. O resultado é, ao mesmo tempo, a promoção desses destinos no exterior e um estímulo a que outros locais sigam o exemplo, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência, principalmente às vésperas dos Jogos Paraolímpicos de 2016.

Além disso, a Embratur realizou, no exterior, um evento a cada dia útil de 2012. São feiras, rodadas de negócio, apresentação de destinos a operadores e também coletivas de imprensa. Tudo feito sempre em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Turismo.

Também no Brasil atuamos, no limite das nossas competências legais, em projetos importantes como a Conferência das Nações Unidas Rio+20 e o início da implantação do Centro Digital do Cristo Redentor, principal ícone do nosso país.

O resultado dessas ações é que chegamos a dezembro com projeções seguras de que bateremos recorde em todos os três indicativos que usamos para medir o sucesso da promoção internacional do Brasil no exterior: o número de entrada de estrangeiros; o volume de entrada de divisas por meio do turismo, e a quantidade de eventos internacionais realizados.

A quebra desses recordes tem um gosto especial, principalmente porque ocorrem em um ano em que uma grave crise financeira atingiu fortemente três dos principais emissores de turistas para o Brasil: Espanha, Itália e Portugal. Mesmo assim, conseguimos ampliar a entrada de turistas latino americanos, o que ajudou a manter o crescimento do turismo internacional em torno de 5%, o que colocará o Brasil seguramente acima da média mundial.

Nem de longe, no entanto, esses dados inéditos significam motivo para acomodação. Amanhã mesmo, passarei todo o dia reunido com minha equipe, em Brasília, para fazermos o ajuste fino das ações já planejadas para 2013, que tem tudo para ser um ano histórico para a promoção do Brasil. Receberemos a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, as próximas etapas na série de megaeventos que o Brasil está sediando. Com a possibilidade de projeção de imagem no exterior que eles nos oferecem e com trabalho intenso, seguiremos dando passos firmes em direção a um novo patamar para o turismo internacional no Brasil.

*Flávio Dino, presidente da Embratur.

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