terça-feira, 26 de março de 2013

Costa Ferreira ressalta temas eleitorais que serão discutidos na câmara em abril


O deputado federal, Costa Ferreira (PSC-MA), usou o Plenário da Câmara, para manifestar seu posicionamento acerca de dois temas eleitorais que serão discutidos na Casa no mês de abril: o fim dos dois turnos nas eleições, exceto para Presidente da República e a proposta de emenda constitucional que propõe a coincidência de todas as eleições do país em uma única data.

“Defendo o fim do segundo turno para governadores e prefeitos, assegurando-o exclusivamente para eleição de presidente, por ser uma questão de segurança nacional. Quanto aos demais cargos, que seja instituída a sistemática eleitoral de turno único. Medida que evitará vultosos gastos desnecessários”, destacou.

Costa Ferreira acredita ser de extrema importância para a vida política a separação entre questões nacionais e municipais. A cada dois anos, os eleitores são convidados às urnas em manifestações de cidadania e compromisso. Misturar as duas questões, com a coincidência das eleições, pode reduzir o tempo de debate e reflexão sobre cada uma das dimensões específicas da disputa.

“Com a coincidência de eleições e o excesso de cargos a serem preenchidos em um mesmo pleito, ou reduziremos o tempo disponível para cada candidatura em disputa ou ocuparemos espaço demasiado da programação das emissoras de rádio e televisão. Estou convencido de que, mesmo na hipótese da distância temporal de três ou quatro meses entre as eleições municipais e nacionais, o país teria um período excessivamente longo entre uma eleição e outra. Isso não pode acontecer dentro de uma democracia representativa. Precisamos de um permanente “termômetro” a respeito da opinião do eleitor quanto a política de seu país”, afirmou o parlamentar maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário