quinta-feira, 14 de março de 2013

Secretarias fiscalizam infrações ambientais no Diamante


Vistoria tenciona checar denúncias feitas em audiência pública na semana passada

Uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente (Semmam), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Segurança com Cidadania (Semusc), através da Guarda Municipal, fiscalizou na terça-feira (12) o descarte de lixo e de efluentes na área verde do Diamante. A força-tarefa atende às denúncias de moradores feitas durante consulta pública sobre a implantação de Unidades de Conservação em São Luís, realizada no Parque do Bom Menino, na semana passada.

Na vistoria, técnicos da Semmam fotografaram o descarte de lixo inadequado e a poluição. Eles também investigaram a responsabilidade pelo procedimento ilegal, conversando com os moradores da vizinhança.
Ações de educação ambiental estão sendo agendadas para o bairro para conscientizar a população quanto à importância de manter o espaço verde do centro da cidade conservado.

A maior reclamação dos moradores é a respeito da segurança da área. A parceria entre a Semmam e a Guarda Municipal vai facilitar maior monitoramento na região, com coerção ao consumo de drogas e à marginalidade, por exemplo.

Segundo Nelson Araújo, coordenador de Limpeza Pública da Semosp, a limpeza da área destinada à Unidade de Conservação teve início hoje, com cerca de 40 homens. Além disso, parte do calçamento nas laterais da rua que dá acesso ao parque será reconstituído.

Anteriormente, a área era usada por catadores de lixo, que separavam o material no local. Uma cabana foi construída por um casal na região para tal atividade. A Semmam providenciou a retirada do casal da área e o direcionou aos cuidados da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas).

PARQUE DA QUINTA DO DIAMANTE
Uma segunda consulta pública com a comunidade vizinha, aberta a toda população ludovicense, está marcada para a manhã desta quinta-feira (14), no Centro de Arte Japiaçu. O decreto que cria as Unidades de Conservação do Parque Temático Educativo da Quinta do Diamante e do Parque Recreativo e Esportivo do Bom Menino será assinado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior no dia 22 de março, Dia da Água.

 De acordo com a superintendente de Planejamento Estratégico da Semmam, Karina Bontempo, a revitalização do Parque do Diamante, como UC, valoriza a área verde da capital. Ela afirma que há previsão orçamentária para o Parque e convida a população a participar da discussão pública.

“Recursos de compensação ambiental serão aplicados na área e é muito importante que a população esteja conosco, conhecendo a proposta e agregando sugestões”, diz Karina Bontempo.

Os textos dos decretos já estão disponíveis e abertos à consulta pública no portal da Prefeitura de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário