quinta-feira, 4 de abril de 2013

Exposição ‘Gênesis’ de Salgado mostra fotos de tribos ameaçadas



Crianças Zo'é brincando numa cachoeira.
Conforme o Museu de História Natural de Londres se prepara para a abertura da nova exposição do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, ‘Gênesis’, em 11 de abril, Survival International destaca a situação de alguns dos povos indígenas retratados na mostra.


A exposição mostrará, entre outros, fotos de tribos do Vale do Omo na Etiópia; Bosquímanos da Reserva de Caça do Kalahari Central em Botsuana, os Zo’é isolados no Brasil, os Nenets da Sibéria, e tribos da Papua Ocidental. Todas estas enfrentam perseguição por parte dos governos, o roubo de suas terras e recursos, e a ameaça de epidemias devastadoras.


Tribos do Vale do Omo na Etiópia estão sendo despejadas e reassentadas à força, enquanto o governo está arrendando grandes extensões de suas terras para empresas nacionais e estrangeiras. A gigante barragem Gibe III, quando concluída, irá afetar gravemente o fluxo do rio Omo do qual 200.000 pessoas indígenas dependem para a sua sobrevivência.


Os Bosquímanos de Botsuana estão se preparando para mais um caso judicial em sua luta pelo seu direito de viver em sua terra em paz – um direito que foi confirmado pelo Supremo Tribunal do país em 2006. No entanto, o governo de Botsuana está fazendo a sua vida impossível ao reprimir a prática da caça, o principal meio de subsistência dos Bosquímanos, e forçando-os a pedir licenças para entrar em sua terra, a despeito da decisão do Supremo Tribunal.


A exposição de Salgado também vai mostrar imagens dos Zo’é, uma pequena tribo isolada que vive na floresta amazônica do Brasil. Enquanto seu território é relativamente livre de invasões, eles ainda são extremamente vulneráveis ​​a doenças trazidas por estrangeiros que periodicamente invadem suas terras.


Os Nenets, criadores de renas, vivem no ártico da Sibéria do norte, um lugar remoto com rajadas de vento e subsolo congelado, rios sinuosos e arbustos anãos. Hoje, seu modo de vida esta sendo gravemente afetado pela extração de petróleo e gás e as mudanças climáticas. Suas rotas de migração são afetadas pela infra-estrutura associada à exploração de recursos e eles relatam que a poluição ameaça a qualidade das pastagens.




Finalmente, a exposição de Salgado irá documentar as tribos da Papua Ocidental, que têm enfrentado opressão brutal nas mãos do governo indonésio. Estima-se que pelo menos 100.000 papuanos foram mortos pelas autoridades indonésias desde 1960.



O Diretor da Survival, Stephen Corry, disse, ‘As fotografias de Salgado de povos tribais contemporâneos celebram a enorme diversidade da humanidade. Infelizmente, a maioria das tribos apresentadas aqui estão sofrendo perseguição- ao ponto de que sua própria existência está ameaçada. Esperamos que as pessoas vão se inspirar com esta exposição, e que darão o próximo passo para se envolver na campanha por seus direitos’.

Fonte: Assessoria Survival International

Nenhum comentário:

Postar um comentário