segunda-feira, 22 de abril de 2013

Município de Carolina discute impactos da barragem e expansão do Programa Luz para Todos


Uma reunião realizada, no último dia 18, no município de Carolina, sul do Maranhão, discutiu temáticas importantes ligadas aos problemas ocasionados pela construção da barragem do Estreito e ainda a expansão do  Programa Luz para Todos do Governo Federal no município.

Além do Prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, também participaram do encontro o Secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres além do deputado estadual, Antônio Pereira, vereadores do município e secretários.

Na pauta foram apresentados os impactos causados com a construção da barragem que ocasionou a formação de um rio que hoje compromete dezenas de casas do município. “Temos ciência dos problemas que se arrastam ao longo de anos e queremos encontrar de forma conjunta mecanismos que possibilitem de forma imediata a solução dos problemas que afetam a nossa cidade”, explica o Prefeito Ubiratan Jucá.

Outra importante necessidade solicitada aqui também, explica ainda o gestor, “é a expansão do programa Luz para Todos. As comunidades afastadas precisam de energia elétrica”.

De acordo com o Secretário Ricardo Guterres um documento será formulado e entregue a Governadora Roseana Sarney informando as necessidades apresentadas durante a reunião.

“Vamos solicitar a visita de uma equipe técnica para estudar os impactos causados com o problema da barragem. A pasta do meio ambiente também será acionada para acompanhar o caso”, detalha.

Sobre a energia, o secretário se comprometeu em levar ao Conselho do programa o assunto. “Vamos agilizar tanto o fornecimento quanto a expansão aos povoados da região e ainda outras 19 comunidades serão incluídas na lista para receber o programa ainda este ano”, finaliza.

Na próxima semana o prefeito Ubiratan Jucá, deverá ter uma reunião com a Secretaria de Meio Ambiente para tratar dos problemas apresentados.

Fonte: Secom/Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário