sexta-feira, 5 de abril de 2013

WTM chega à América Latina. Voltamos à época dos espelhinhos?


Texto reproduzido do: diariodoturismo.com.br

Lamentavelmente, ainda existem pessoas que ficam verdadeiramente encantadas com o efeito dos espelhinhos...
Especialistas econômicos criticam quem defende como meta o crescimento do PIB no Brasil a qualquer custo. O DIÁRIO do TURISMO concorda e aponta como um mau exemplo de conduta aqueles que participam da corrida desenfreada em busca do pote de ouro (o poder de compra dos brasileiros) para atender apenas metas de crescimento do seu PPP (Produto Particular Privado – sigla nossa).  

"Não podemos aceitar a prática oportunista daqueles que vêem o Brasil como o seu novo eldorado"

A falta de compromisso com o desenvolvimento nacional sustentável, aliada à crise mundial, parece estimular o retorno ao nosso país daquele ímpeto predatório da velha exploração corsária. Uma prática que também é conhecida como pirataria e continua presente em vários ramos da atividade econômica, comum de ser encontrada na modalidade da propaganda enganosa. Na propagação da falsa idéia de que o produto importado é sempre melhor que o produto nacional. 

A partir da correta alegação de que o protecionismo é uma visão retrógada, não podemos aceitar a prática oportunista daqueles que vêem o Brasil como o seu novo eldorado e não medem consequências, nem meios, para extraírem proveito ou darem proveito de nossas riquezas a seu bel-prazer. Entretanto, lamentavelmente, ainda existem pessoas que ficam verdadeiramente encantadas com o efeito dos espelhinhos, como aqueles que eram dados aos índios na época em que o reflexo da nossa própria imagem servia como recurso de persuasão; assim como o efeito que certos discursos ainda exercem sobre o complexo macunaímico. 

Um exemplo típico em nosso setor está dado pela divulgação oficial da WTM AL – uma feira de turismo internacional realizada todos os anos na cidade de Londres e que, pela primeira vez desembarca no Brasil, em São Paulo, neste mês de abril. Sua assessoria de imprensa tem divulgado press releases onde afirma que o referido evento “chega à América Latina como a mais importante feira de turismo já realizada no continente”. E alguns veículos de imprensa têm republicado essa frase integralmente. 

O DIÁRIO do TURISMO pergunta: Esqueceram que o Brasil é palco, há mais de 40 anos, da maior e da melhor feira de turismo das Américas? Apagaram da memória que o evento ABAV é uma feira internacional de negócios, reconhecida mundialmente e apoiada pela maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim?

Curioso, no entanto, é que a empresa responsável pela WTM AL nada mais é do que a Reed  Exhibitions. A mesma empresa estrangeira que veio para o Brasil comprando empresas nacionais; promoveu, organizou e operacionalizou a montagem da FEIRA DAS AMÉRICAS, no Rio de Janeiro, entre 2009 e 2011, deixando a desejar em quase todos os quesitos – sob a ótica e avaliação de expositores e visitantes. A mesma empresa que responde atualmente na justiça brasileira a uma ação movida pela entidade representativa das agências de viagens por falta de lealdade contratual. 

"Curioso, no entanto, é que a empresa responsável pela WTM AL nada mais é do que a Reed Exhibitions"

Além do embate puramente econômico, o que salta aos olhos é como uma empresa internacional, sediada em Londres, consegue reunir apoios de alguns poucos órgãos públicos aqui no Brasil.

Corretos estão o Ministério do Turismo e a maioria dos órgãos governamentais do setor, em todos os níveis e regiões do território nacional, que prestigiam a força da união em torno de quem tem história de sucesso e de resultados comprovados. Ou seja, de maneira coerente evita desperdícios, concentra e potencializa resultados em favor de quem faz o desenvolvimento do turismo do Brasil e não para engordar as remessa de divisas para matrizes de empresas privadas no exterior. Em um momento em que devemos nos fortalecer e fazer valer o que já temos sedimentado, não faz o menor sentido voltar à patética época dos espelhinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário