quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aluno do UemaNet apresentará artigo em evento internacional


Esta semana recebemos uma ótima notícia. O aluno do curso técnico em Informática, modalidade a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, Gleison Brito, teve trabalho aprovado num dos congressos mais importantes do mundo na área da Informática.

Trata-se do The 25th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering - SEKE 2013 (25ª Conferência Internacional sobre Engenharia de Software e Engenharia do Conhecimento), que acontecerá de 27 a 29 de junho, em Boston/EUA.

A conferência reúne especialistas em engenharia de software e engenharia do conhecimento para discutir sobre resultados relevantes em qualquer engenharia de software ou engenharia do conhecimento, ou ambos. Especial ênfase será colocada sobre a transferência de métodos entre os dois domínios.

O trabalho de Gleison tem como tema Análise Semântica de Código-Fonte. “O trabalho trata sobre uma ferramenta para o auxílio ao ensino da programação, onde o aprendiz submeterá seu código e esse código será comparado ao do professor e a ferramenta é capaz de auxiliar o aprendiz apontando pontos a ser melhorado no seu código”, conta o estudante.

De acordo com ele, o ensino e aprendizagem de algoritmos e programação está sendo um desafio importante, não só nas universidades, mas também nas escolas. “Com o objetivo de tornar esse processo mais eficiente e agradável, apresentamos o Jplay (um conjunto de módulos que auxiliam no desenvolvimento de jogos). Neste artigo introduzimos um novo sistema de modelagem de conhecimento para semântica análise de jogos aplica-se ao ensino de programação dentro Jplay. O analisador semântico interpreta o código do programador e voltar análise detalhada de suas funcionalidades corretas. Nosso processo consiste em comparar o programa com um modelo de programa, previamente definido, em busca de comportamentos semelhantes e estruturas entre eles. Desenvolvemos uma estratégia para modelagem do conhecimento baseada em pares de classes semelhantes e implementamos um ferramenta que permite a análise dos códigos”, ressalta.

Mas, a escolha do tema vai além da atualidade. “Tenho interesse em informática na educação, especialmente em ferramentas computacionais que auxiliem no ensino de programação. Também tenho interesse em inteligência artificial, então utilizo um mecanismo de inteligência para auxiliar aprendizes de programação”, enfatiza Gleison.

E como não poderia deixar de ser Gleison está pulando de alegria por ter seu trabalho aprovado para um evento internacional. “Eu me sinto extremamente feliz e com uma sensação de dever cumprido, afinal foi por volta de um ano inteiro de estudo e dor de cabeça para fazer a ferramenta funcionar. Mas no final valeu tudo muito a pena”, finaliza o estudante.

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