segunda-feira, 6 de maio de 2013

Rosário ganhará estação ferroviária revitalizada


Brasília (DF) – O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (IPHAN), Jurema de Sousa Machado. Na pauta a revitalização do complexo ferroviário de Rosário, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. A ideia é transformar o edifício num ponto de atendimento ao turista, com espaço para exposição dos achados arqueológicos e divulgação dos municípios vizinhos para potencializar o fluxo de visitação na região. 

Além da recuperação do prédio, o projeto prevê obras nos arredores. “O investimento na estação ferroviária, as avenidas e as praças é algo que vi mudar a face daquela região. Do ponto de vista turístico é fundamental. O visitante irá ter acesso a um local com todo o conforto e será estimulado a conhecer mais atrativos”, explicou Vieira. 

Para a representante do IPHAN, a revitalização de estações ferroviárias está na lista de prioridades. “Temos interesse especial em investir nesse patrimônio, que guarda estreita relação com a história do Brasil”, comentou Jurema de Sousa Machado. O complexo de Rosário, hoje abandonado, foi construído com estruturas metálicas inglesas e telhas francesas.   

O projeto elaborado pelo IPHAN entregue no Ministério do Turismo será analisado pela equipe técnica da pasta. O próximo passo é a análise jurídica do termo de cooperação técnica e, por último, a assinatura do repasse do recurso para o Ministério da Cultura.

Um comentário:

  1. Essa idéia é excelente!

    Espero que não haja os 95% de corrupção de sempre.

    Viva Rosário!

    ResponderExcluir