segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Pelo menos 11 pessoas morrem por causa de nevasca nos EUA

Ao menos 11 pessoas morreram nos Estados Unidos, a maioria em decorrência de acidentes de trânsito provocados pela pista escorregadia por causa da forte nevasca que atinge o país.

A forte nevasca que atingiu 22 Estados americanos nesta sexta-feira obrigou cerca de 100 milhões de pessoas pelo país a mudarem a rotina para driblar o mau tempo. Nos Estados de Nova York e Nova Jersey, os governos decretaram estado de emergência.

Cerca de 2.400 voos foram cancelados em todo o país, e aeroportos importantes da região nordeste, como o JFK, em Nova York, fecharam ainda pela manhã por falta de visibilidade. Houve cancelamento de dois voos saindo de São Paulo para Nova York, e um fazendo a rota inversa. Na noite desta sexta, outros estavam atrasados e sem previsão de partida.

O novo prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, ordenou o fechamento das escolas públicas na cidade e orientou, ainda nas primeiras horas da manhã, moradores e turistas a não saírem às ruas.

"Se vocês não precisarem sair, por favor não saiam", pediu. A temperatura ficou em torno de -12ºC pela manhã, com sensação térmica de -20ºC, por causa do vento. A neve acumulada no Central Park chegou a 15cm.

No começo da tarde, porém, o sol já tinha ajudado a amenizar o frio e a derreter a neve. A expectativa é que as temperaturas sigam baixas no fim de semana.

A nevasca foi vista como o primeiro grande desafio de Blasio, que assumiu o posto na última quarta-feira. A resposta foi considerada rápida, com a remoção da neve das estradas e ruas tendo sido iniciada ainda de madrugada.

O próprio prefeito saiu para retirar neve da calçada em frente à sua casa, no Brooklyn, de onde deve se mudar nos próximos dias para a Gracie Mansion, em Manhattan.

"Vá com a pá lá embaixo, raspe um pouco. Depois levante com os joelhos", instruiu aos jornalistas que o filmavam. Blasio ainda brincou, dizendo nunca ter feito uma conferência com assessores às 4h. "Foi incrível como todos estavam lúcidos."

Turistas procuravam abrigo nas lojas de departamentos para fugir da neve. "Está muito frio lá fora, e as ruas estão muito sujas para caminhar", disse o advogado brasileiro Paulo Varandas, 46, que aproveitou para fazer compras. "Tomara que melhore nos próximos dias."

Para a família da educadora Marina Buckup, 49, no entanto, a nevasca não alterou a programação na cidade. Recém-chegados a Nova York, eles planejavam passar o dia caminhando e, à noite, enfrentar o vento do alto do Empire State Building.

Fonte: http://diariodoturismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário