quinta-feira, 27 de março de 2014

Ex-jogador da seleção inglesa, David Beckham, visita ‘Dalai Lama da Floresta’ no Brasil


O David Beckham se encontrou com o Davi Yanomami durante sua viagem recente ao Brasil
O David Beckham se encontrou com o Davi Yanomami durante sua viagem recente ao Brasil
© Nenzinho Soares
David Beckham visitou a tribo Yanomami no Brasil nas vésperas da Copa do Mundo de 2014, e encontrou-se com o porta-voz mais proeminente da tribo, Davi Kopenawa, conhecido como o ‘Dalai Lama da Floresta’.
Enquanto filmava um programa de TV no Brasil, Beckham visitou o território Yanomami, e pediu permissão de Davi Kopenawa para entrar na terra indígena. Beckham e Davi conversaram sobre os problemas que os Yanomami enfrentam, especialmente os garimpeiros ilegais em suas terras.
Dario Yawarioma Yanomami, filho de Davi e um coordenador da associação Yanomami, Hutukara, disse à Globo notícias, ‘Nós gostamos muito da visita do David porque ele se interessou muito sobre os problemas dentro da reserva Yanomami. Viu que existem muitas ameaças ao meio ambiente, juntamente com a cultura, e ele mostrou preocupação com o povo indígena Yanomami.’
Davi Kopenawa é o primeiro xamã Yanomami a publicar um livro. ‘A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami’, escrito em colaboração com um amigo do Davi, o antropólogo Bruce Albert, é um relato único da história de sua vida.
Em uma resenha publicada na semana passada no periódico Truthout, o diretor da Survival International, Stephen Corry, afirmou que o livro do Davi Kopenawa ‘merece tornar-se um dos livros mais importantes dos nossos tempos.’
Beckham e Davi falaram dos problemas que os Yanomami enfrentam, sobretudo os garimpeiros ilegais na sua terra.
Beckham e Davi falaram dos problemas que os Yanomami enfrentam, sobretudo os garimpeiros ilegais na sua terra.
© Nenzinho Soares

Na sua resenha, Corry destaca a ‘oposição diametral’ entre a cosmologia dos Yanomami e ‘o comércio e o lucro, que têm se transformado em nossa medida de ‘progresso’’. Corry conclui que a mensagem de Davi é clara: ‘Ele quer que nós saibamos que estamos destruindo o mundo com a nossa insaciável fome para mais posses [e] se destruirmos os Yanomami, estaremos destruindo a nós mesmos.’
O público na Califórnia (EUA) terá uma rara oportunidade de conhecer o Davi Kopenawa e ouvir a sua mensagem para o mundo durante a sua visita à Califórnia, em abril de 2014.
Davi vai chegar a San Francisco em 22 de abril – Dia da Terra – comemorado em todo o mundo por milhões de pessoas para demonstrar o seu apoio para a proteção do meio ambiente. Antes do Dia da Terra, o Davi oferece uma revelação surpreendente: ‘Nós, os xamãs… estamos protegendo a ’natureza’ como um todo. Defendemos as árvores da floresta, as suas colinas, montanhas e rios; peixes, animais, espíritos e habitantes humanos. Até defendemos a terra dos brancos.’ Ele adverte o mundo de que o comportamento de consumo de recursos está destruindo os sistemas sobre os quais toda a vida depende, e que o mundo vai sofrer se a floresta continua a ser destruído.
Muitos estudos têm apoiado a reivindicação do Davi de que os povos indígenas são os melhores conservacionistas.
Do Survival International

Nenhum comentário:

Postar um comentário