quinta-feira, 15 de maio de 2014

Novo perfil do turista consumidor e viagens do futuro são tema da entrevista exclusiva com o Skyscanner

O turismo muda suas diretrizes e comportamento constantemente e por isso muitas empresas investem em capacitação e, principalmente, em tecnologia para acompanhar a geração Y.

O  Skyscanner, por exemplo,  é um site de busca de viagens que permite a pesquisa e comparação instantânea de passagens aéreas, hotéis e tarifas de aluguel de carros. A ferramenta atende de forma eficiente a demanda da nova geração, que procura por informações instantâneas.

Lançado em 2003, o buscador atualmente ajuda cerca de 25 milhões de visitantes únicos por mês, a encontrarem promoções relâmpagos através de uma tecnologia desenvolvida para smartphones e web.

O DIÁRIO entrevistou o diretor de B2B – Filip Filipov, sobre a demanda de viagens e perfil do novo turista consumidor. Filip também falou ao DT sobre o lançamento do estudo sobre as viagens da próxima década.

Os estudos revelam uma tendência de uma nova experiência em termos de reserva em formato simples e intuitivo.

DIÁRIO - Pode-se dizer que o turismo também se converte para a era tecnológica, onde o destino está na palma das mãos, ou melhor, no toque da tela. Pensando desta forma, qual é o papel que o Skyscanner desempenha para este novo perfil de turista consumidor?
FILIP FILIPOV - Desde o início sempre nos preocupamos em desenvolver um produto focado nos viajantes, com o objetivo de ser uma ferramenta eficiente e conveniente que ajuda a economizar tempo e dinheiro mas também oferece inspiração de viagens.

Os serviços disponibilizados pelo Skyscanner são totalmente gratuitos e oferecem uma busca abrangente e verdadeiramente imparcial dando ao consumidor todas as informações que ele precisa para ter controle total sobre a sua decisão final. Também considerando a crescente importância do mercado mobile e o fato das pessoas estarem sempre em movimento, criamos os aplicativos do Skyscanner para smartphones e tablets, baixados mais de 25 milhões de vezes.

Nossos aplicativos permitem buscas rápida e detalhadas, incluindo um calendário de preços que permite a visualização do histórico de preços já buscados, mês a mês, a função ‘qualquer dia’, sob medida para turistas que têm datas flexíveis e a criação de alertas de preços, para que os turistas consumidores monitorem os preços das passagens para fazer a compra no melhor momento.

DIÁRIO - Como surgiu a ideia de realizar o estudo sobre viagens no futuro 2024?
FILIP FILIPOV - Desde a criação da empresa em 2003, o Skyscanner sempre buscou estar à frente da indústria liderando as mudanças. Com esse pensamento como parte do nosso DNA, a ideia de explorar como serão as viagens no futuro surgiu naturalmente.

Também temos observado diversos lançamentos tecnológicos nos dias de hoje e gostaríamos de explorar o impacto dessas tecnologias na indústria de viagens da próxima década.

A primeira parte do relatório, intitulada 'Planejamento e Reservas', faz uma análise abrangente dos notáveis avanços na tecnologia wearable (de uso corporal), realidade virtual, tecnologia háptica e na pesquisa semântica que estão sendo desenvolvidos e testados hoje e revolucionarão o universo das viagens daqui a 10 anos. O estudo destaca que fatores como avanços tecnológicos, unidos a mudanças no poder econômico e político e adaptações culturais e climáticas, redefinirão a indústria de viagens.
 
DIÁRIO - Qual é o perfil de turista analisado no estudo?  
FILIP FILIPOV - O perfil do turista analisado é uma projeção futurística do turista dos dias de hoje, considerando que à medida que a geração de consumidores evolui, o mesmo acontece com a tecnologia desenvolvida para facilitar sua vida. É interessante perceber que os consumidores dos dias de hoje estão acostumados a receber sugestões de produtos através da pesquisa do Google ou de varejistas como Amazon e as próximas gerações irão desenvolver e usar tecnologias que darão sugestões cada vez mais personalizadas e sob medida para cada consumidor.

Isso é válido para sugestões de compras, viagens, livros, música, etc. É esperado que em uma década, todos os consumidores tenham uma incrível variedade de dispositivos inteligentes de próxima geração disponíveis para ajudá-los com todo o possível, inclusive com a forma com que planejaremos e tiraremos nossas férias no futuro.

DIÁRIO - Na visão da empresa, quais serão os benefícios econômicos que o mercado de turismo terá ao aderir a todas essas inovações?
FILIP FILIPOV - Ao longo da última década pudemos perceber o crescimento de empresas da área de turismo migrando de off-line para on-line, além do significativo aumento do mercado mobile e das mudanças trazidas por sites como Facebook que revolucionaram a forma como interagimos e compartilhamos experiências, inclusive avaliações de viagens, companhias aéreas, hotéis e destinos.

O 'relatório viagens no futuro 2024' aponta que as empresas de viagens terão que se adaptar às expectativas dos consumidores que buscarão inspiração e sugestões sob medida e não apenas emissão e otimização de roteiros de viagens. Outro fator importante é a possibilidade de experimentar um roteiro virtualmente antes de conhecer o destino, que será uma poderosa ferramenta de engajamento entre o viajante e a empresa de viagem.

DIÁRIO - Pode-se afirmar que a tecnologia é um fator que mudou o comportamento do turista. Qual é a visão da empresa, em relação ao turista globalizado, antenado e acima de tudo exigente, afinal, ele domina os meios para ter todas as informações e melhores opções para realizar sua viagem?
FILIP FILIPOV - O Skyscanner nasceu da frustração dos fundadores com a entediante e demorada tarefa de ter que visitar diversos sites de companhias aéreas e agências de viagem on-line para encontrar as melhores passagens aéreas disponíveis. Dessa insatisfação surgiu a ideia de ter um site único que buscasse e agregasse os preços de todos os voos comerciais do mundo inteiro, facilitando a comparação e busca pelo melhor preço.  Desde o começo da empresa, sempre buscamos oferecer aos viajantes a melhor experiência possível: abrangente, rápida e imparcial.

"Acreditamos que os lançamentos tecnológicos que observamos nos dias de hoje servirão para enriquecer ainda mais a experiência do turista globalizado e planejamos continuar tendo um papel importante na experiência dos turistas globalizados", finalizou o diretor.

Acessem o estudo completo: www.skyscanner2024.com.

Fonte: Site Diário do Turismo

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